Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nessa prática, os alunos irão aprender sobre como fazer perguntas em inglês no passado. O objetivo é que eles aprendam a estrutura e as formas corretas de fazer perguntas nesse tempo verbal, além de desenvolverem suas habilidades de comunicação e argumentação em inglês. Por meio de um estudo de caso, os alunos irão criar um infográfico para explicar o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, introduza o tema de forma contextualizada, explicando a importância de fazer perguntas em inglês durante uma conversa. Apresente exemplos de perguntas em inglês no passado e explique as regras e estrutura para formar essas perguntas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça para discutirem sobre a importância de fazer perguntas em inglês no passado para a comunicação em inglês. Cada grupo deverá apresentar uma lista com no mínimo três pontos.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso no qual os alunos deverão criar perguntas em inglês no passado. Eles terão que colaborar em grupos para criar uma lista de perguntas baseadas no estudo de caso apresentado.

  4. Etapa 4 - Criação de um template de infográfico

    Usando técnicas de desenho e escrita, os alunos irão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre a criação de perguntas em inglês no passado.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template de infográfico

    Peça para os grupos trocarem os templates de infográficos, de modo que cada grupo ficará encarregado de preencher as lacunas de um infográfico criado por outro grupo, usando informações aprendidas ao longo da aula sobre como criar perguntas em inglês no passado.

  6. Etapa 6 - Apresentação do infográfico

    Cada grupo irá apresentar o infográfico preenchido para a turma, explicando as informações nele contidas e respondendo às perguntas dos colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios listados abaixo e fornecer feedback para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade em inglês de fazer perguntas no tempo passado;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar ideias em inglês;
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização de recursos linguísticos corretos para formular perguntas no tempo passado;
  • Capacidade de expor pontos de vista e argumentos em inglês;
  • Participação ativa e construtiva nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as regras do tempo verbal;
  • Orientar os alunos na criação do template de infográfico;
  • Fornecer feedback e avaliação do desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo e apresentar argumentos sobre a importância de fazer perguntas em inglês no passado;
  • Trabalhar em equipe para criar um template de infográfico;
  • Apresentar o infográfico para a turma e responder às perguntas dos colegas.