Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor(a), faça uma apresentação rápida sobre a importância de saber perguntar em Inglês no passado e como isso pode ser útil em diferentes situações.

Use exemplos práticos, como entrevistas, para mostrar a realidade do uso da língua inglesa.


  1. Etapa 1 - Explicação

    Professor(a), explique os diferentes tipos de perguntas em Inglês (passado) e suas estruturas, como "Did you...?" e "Were you...?". Mostre como as perguntas podem ser usadas em situações práticas e cotidianas.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida os alunos em 3 grupos diferentes, preparados por você em cantos diferentes da sala de aula, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Prática

    Os alunos vão fazer perguntas em Inglês no passado para um colega, como em uma entrevista.

    Professor, circule pelos grupos para ajudar e tirar dúvidas.

    Estação 2 - Atividade Escrita

    Os alunos vão escrever perguntas em Inglês no passado, utilizando diferentes estruturas, para trabalhar a escrita e a gramática.

    Professor, oriente os alunos sobre os erros cometidos e dê dicas de como melhorar a escrita.

    Estação 3 - Jogos

    Os alunos responderão perguntas em Inglês, usando mímicas.

    Explique como a atividade vai funcionar e ajude os alunos com dificuldade.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Organize os alunos em grupos para avaliar a aula usando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs. Cada aluno preenche o modelo e o grupo discute a atividade realizada.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Professor, retome rapidamente a importância do tema, tire dúvidas e encerre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias
  • Promover a colaboração em grupo e o trabalho em equipe
  • Incentivar a aplicação prática do tema
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita

Critérios de avaliação

  • Participação e organização na exposição.
  • Responder as perguntas em Inglês.
  • Correção gramatical.

Ações do professor

  • Fornecer orientações claras sobre a atividade
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo
  • Fornecer feedback individualizado para os alunos durante a atividade e tirar dúvidas

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade
  • Utilizar corretamente as estruturas de perguntas em inglês, no passado.
  • Colaborar com os colegas na Rotação por Estações e na Dinâmica dos 3 Qs.