Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Contextualize para os alunos a importância de saber como fazer perguntas em inglês, principalmente no passado, para poderem comunicar-se de forma eficiente e eficaz em situações cotidianas e profissionais. Para facilitar o entendimento, traga exemplos práticos de situações reais, como entrevistas de emprego ou viagens.

  1. Etapa 1 - Pesquisa

    Professor, apresente o tema: “Como fazer perguntas em inglês?” e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, indicando aos alunos que eles serão os responsáveis por pesquisar e criar um mapa conceitual sobre o assunto. Em seguida, solicite aos estudantes que pesquisem sobre o tema e coletem informações relevantes para a criação do mapa conceitual. Você pode disponibilizar materiais didáticos analógicos como livros, dicionários e enciclopédias.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Após o momento da pesquisa prévia, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, distribuindo para cada grupo uma folha de papel e canetas de cores diferentes.

  3. Etapa 3 - Ideia central e sub-ideias

    Os grupos devem criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, sendo 4 sub-ideias para cada nível de profundidade. Você pode auxiliá-los na escolha das informações mais relevantes e na organização das sub-ideias.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a interação entre os grupos, promovendo o debate e questionamentos sobre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Estudo dirigido

    Após as apresentações, peça para os alunos escreverem um texto sobre o tema “como fazer perguntas em inglês”, utilizando as informações e ideias apresentadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos mapas conceituais, apresentações e no texto do estudo dirigido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade em fazer perguntas em inglês (passado);
  • Fomentar a cooperação e a interação entre os alunos;
  • Estimular a criatividade e o raciocínio crítico.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da língua inglesa durante o estudo dirigido e as apresentações dos mapas conceituais;
  • Organização e clareza das informações no mapa conceitual;
  • Participação ativa nas discussões e debates sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e organização das informações no mapa conceitual;
  • Estimular a utilização da língua inglesa durante a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e coletar informações relevantes;
  • Criar o mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar ativamente das discussões e debates sobre o tema.
  • Escrever um estudo dirigido sobre o tema proposto.