Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Presente

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Como fazer perguntas em inglês (presente)" é muito importante para os alunos, pois é uma habilidade que eles precisam para a comunicação em inglês na vida pessoal e profissional. Então, para tornar essa aula mais envolvente e didática, a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada, na qual os alunos criam um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre perguntas em inglês no presente, exibindo exemplos de perguntas simples e depois questionando os alunos sobre o que eles já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de quatro pessoas para trabalharem juntos no mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo recebe uma folha em branco para criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central será "Como fazer perguntas em inglês (presente)". Serão adicionadas oito sub-ideias com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos terão um tempo para discutir suas ideias e chegar a uma conclusão sobre as sub-ideias que serão apresentadas no mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo vai apresentar seu mapa conceitual para toda a turma, explicando o significado de cada ponto e sua relação com o tema central.

  6. Etapa 6 - Discussão e aprofundamento

    Guie uma discussão em sala de aula para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema, fazendo perguntas sobre a gramática e a construção de perguntas em inglês no presente. Incentive os alunos a fazer perguntas para você e os outros colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os estudantes com base em sua participação no grupo, sua capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade do mapa conceitual criado e sua participação na discussão em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer perguntas em inglês no presente.
  • Promover a aprendizagem entre pares e a cooperação em grupo.
  • Estimular a capacidade dos alunos de refletir, analisar e sintetizar as informações apresentadas.

Critérios de avaliação

  • Participação no grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Participação na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e guiar a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Guiar a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.
  • Fazer perguntas e contribuir com ideias em grupo.