Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Presente

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, o foco será em como fazer perguntas em inglês no presente. As perguntas são importantes para a comunicação e interação na língua inglesa. Por isso, vamos explorar diferentes tipos de perguntas, seus usos e sua estrutura. Além disso, vamos incentivar a prática da oralidade, para que os alunos possam se sentir mais à vontade em se comunicar em inglês.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Como fazer perguntas em inglês (presente)”. Faça uma discussão em grupo sobre a importância das perguntas para a comunicação em inglês.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Mostre os diferentes tipos de perguntas em inglês (wh-questions, yes/no questions), trazendo exemplos práticos de perguntas em inglês (What is your name? Where are you from? Do you like pizza? How do you get to school?). Crie um modelo de design sprint com as 5 etapas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Escolha um tema para aplicar as perguntas em inglês e defina a estrutura para cada tipo de pergunta.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Peça que os grupos criem diálogos utilizando as perguntas em inglês. Aproveite para trabalhar a oralidade da turma, estimulando a troca de informações e opiniões.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos vão realizar uma conversa completa em inglês, utilizando as perguntas criadas. Avalie a eficácia da comunicação e do aprendizado obtido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
  • Estimular a prática da oralidade;
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das perguntas em inglês;
  • Fluência na comunicação em inglês;
  • Coerência nas respostas dadas;
  • Participação em grupo;
  • Criatividade na criação de diálogos em inglês.

Ações do professor

  • Orientar a criação do modelo de design sprint;
  • Propor exemplos de perguntas em inglês;
  • Incentivar a prática da oralidade em inglês;
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar diálogos em grupo utilizando as perguntas em inglês;
  • Apresentar as respostas às perguntas com clareza e coerência;
  • Colaborar com o grupo durante as atividades;
  • Avaliar o próprio desempenho e a do grupo durante as atividades.