Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Presente

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Introduza o tema "Como fazer perguntas em inglês (presente)" e apresente exemplos práticos e situações cotidianas em que essa habilidade é importante.

  1. Etapa 1 - Mapa de empatia

    Explique a metodologia Design Thinking e como aplicá-la para criar perguntas em inglês. Os alunos, em duplas, criam um mapa de empatia para identificar as necessidades e desejos de uma pessoa específica na hora de fazer perguntas em inglês. Cada dupla preenche o mapa de empatia com as informações coletadas.

  2. Etapa 2 - Identificação de dores e ganhos

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos identificam as dores e ganhos da pessoa escolhida. Em seguida, compartilham essas informações com a turma e discutem sobre como as perguntas em inglês podem ajudar a superar as dores e alcançar os ganhos identificados.

  3. Etapa 3 - Elaboração de perguntas

    Em grupos de quatro, os alunos elaboram perguntas em inglês relacionadas às dores e ganhos identificados. O objetivo é criar perguntas que possam ajudar a pessoa a superar as dificuldades e atingir seus objetivos.

  4. Etapa 4 - Apresentação das perguntas

    Cada grupo apresenta suas perguntas em inglês para a turma. Os demais alunos avaliam a qualidade das perguntas e dão sugestões de melhorias.

  5. Etapa 5 - Prática de comunicação oral

    Os alunos praticam a comunicação oral em inglês fazendo perguntas para um colega. Circule pela sala e auxilie os alunos que precisam de ajuda.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo das atividades realizadas na aula e destaque a importância da habilidade de fazer perguntas em inglês. Os alunos podem compartilhar suas impressões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • Estimular o pensamento crítico e criativo dos alunos na elaboração de perguntas em inglês.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Habilidade em fazer perguntas utilizando estruturas gramaticais e vocabulário adequados ao nível de ensino.
  • Participação ativa e criativa na elaboração do mapa de empatia e na elaboração das perguntas em inglês.
  • Habilidade de comunicação oral em inglês ao apresentar as perguntas criadas.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e aplicá-la para criar perguntas em inglês.
  • Circulando pela sala, auxiliar os alunos que precisam de ajuda.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para identificar as necessidades e desejos de uma pessoa específica.
  • Identificar dores e ganhos relacionados às perguntas em inglês.
  • Elaborar perguntas em inglês em grupos.
  • Praticar a comunicação oral em inglês fazendo perguntas para um colega.
  • Avaliar as perguntas criadas pelos colegas e dar sugestões de melhorias.