Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Presente

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os alunos vão aprender como fazer perguntas em inglês no presente, considerando as diferentes formas verbais e contextos comunicativos. A metodologia utilizada será a Gamificação, para promover o engajamento e o trabalho em equipe, tornando a aula mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e explicando como será desenvolvida a metodologia Gamificação. Em seguida, os alunos são divididos em grupos e recebem um papel em branco e canetas coloridas para criar o mapa de registro do jogo.

  2. Etapa 2 - Nome do Jogo

    Os grupos escolhem um nome para o jogo, pensando no tema e na metodologia utilizada.

  3. Etapa 3 - Objetivo do Jogo

    Peça que os grupos definem o objetivo do jogo, ou seja, a finalidade da criação das perguntas em inglês presentes.

  4. Etapa 4 - Desafios do Jogo

    Cada grupo cria desafios para o jogo, levando em consideração o nível de conhecimento da turma em relação ao tema "Como fazer perguntas em inglês (presente)".

  5. Etapa 5 - Níveis

    Os grupos criam diferentes níveis para o jogo, de acordo com a dificuldade dos desafios.

  6. Etapa 6 - Esquema de Recompensas

    Os alunos vão criar um esquema de recompensas para o jogo, segundo a capacidade financeira da escola e os recursos analógicos disponíveis. Por exemplo, o grupo vencedor pode ganhar um certificado ou uma medalha.

  7. Etapa 7 - Informações para o consumidor final

    Peça que os grupos elaborem um texto explicando as informações sobre o jogo criado, como o nome, o objetivo, os desafios, níveis e esquema de recompensas. Também devem expor por qual motivo o jogo é engajador e será um sucesso para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de argumentação e exposição de pontos de vista em inglês;
  • Desenvolver a habilidade de fazer perguntas em inglês no presente;
  • Incentivar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos;
  • Promover a capacidade de comunicação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Cooperação durante a atividade em grupo;
  • Qualidade e coerência das informações sobre o jogo;
  • Correta aplicação das formas verbais de perguntas em inglês presentes;
  • Capacidade de exposição de pontos de vista e argumentação;
  • Adequação à língua inglesa e ao contexto comunicativo.

Ações do professor

  • Dar suporte durante a criação do mapa de registro do jogo;
  • Dar orientações sobre a criação do texto;
  • Estimular a comunicação em inglês entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos;
  • Corrigir possíveis erros gramaticais e de ortografia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro do jogo;
  • Colaborar com os colegas de grupo;
  • Elaborar um texto claro e coerente sobre o jogo criado;
  • Expor com clareza por qual motivo o jogo é engajador e será um sucesso;
  • Utilizar a língua inglesa de forma adequada ao contexto comunicativo.