Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Presente

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os estudantes vão aprender como fazer perguntas em inglês no tempo presente. Eles vão começar a aula identificando suas necessidades e objetivos de aprendizado. Em seguida, serão introduzidos a exemplos de perguntas e respostas em inglês, para ajudá-los a reconhecer as características de uma pergunta em inglês no tempo presente.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes da aula começar, oriente os alunos a fazer um mapa conceitual sobre as perguntas em inglês, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias. Eles devem utilizar materiais como lápis, papel, cartolina e canetas para elaborar o mapa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Chame a turma para uma roda de conversa, na qual você vai fazer algumas perguntas em inglês para iniciar o diálogo. Depois, explique o que será trabalhado, reforçando a importância da habilidade de fazer perguntas em inglês.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Dê exemplos de perguntas em inglês no tempo presente e separe um tempo para que os alunos façam perguntas utilizando as mesmas estruturas.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para elaborar perguntas em inglês com base em temas como: hobbies, música, esportes, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo vai apresentar suas perguntas em inglês e devem ser orientados para corrigirem e melhorarem as suas perguntas.

  6. Etapa 6 - Registro

    Cada aluno deve escolher uma das perguntas elaboradas pelo grupo e registrá-la em seu caderno.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Ao final da aula, faça um feedback geral sobre o desempenho dos alunos e reforce a importância de continuar praticando a habilidade de fazer perguntas em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a comunicação oral em inglês
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na elaboração de perguntas
  • Estimular a cooperação e trabalho em equipe

Critérios de avaliação

  • Capacidade de elaborar perguntas em inglês no presente
  • Participação efetiva em atividades em grupo
  • Habilidade de cooperar e trabalhar em equipe

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual
  • Apresentar exemplos práticos de perguntas em inglês no presente
  • Dar feedback aos alunos

Ações do aluno

  • Elaborar um mapa conceitual sobre perguntas em inglês
  • Participar ativamente nas atividades em grupo
  • Elaborar e registrar perguntas em inglês em seu caderno.