Aula sobre Como Funciona Uma Missao De Paz Da Onu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Para iniciar a aula, é importante contextualizar o que é uma missão de paz da ONU e como ela funciona. Utilize exemplos práticos de missões de paz que já aconteceram em outros países, como a Missão de Paz no Haiti, por exemplo. É importante ressaltar que as missões de paz da ONU visam principalmente manter a paz e a segurança internacional, além de promover os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Apresentação do problema

    Apresente um problema relacionado ao tema da aula, como, por exemplo: "Como a ONU pode ajudar a solucionar conflitos em países em guerra?".

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o problema apresentado e coletar informações sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as informações coletadas e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs: com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Peça para os estudantes classificarem suas descobertas segundo os 3Q’s, elencando pontos positivos no “Que bom”, problemáticas encontradas no “Que pena”, e sugestões de melhorias no “Que tal”.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo e discutir as conclusões que chegaram.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema da aula e ressalte a importância das missões de paz da ONU.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza na apresentação das conclusões.
  • Coerência e consistência das conclusões apresentadas.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e contextualizar o assunto.
  • Apresentar o problema que será discutido pelos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a discussão em grupo e a participação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da aula e ressaltar a importância das missões de paz da ONU.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o problema apresentado.
  • Discutir em grupo as informações coletadas e criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as conclusões e discutir as ideias com os outros grupos.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Avaliar a própria participação e desempenho na atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.