Aula sobre Como Funciona Uma Missao De Paz Da Onu
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Para iniciar a aula, é importante contextualizar o que é uma missão de paz da ONU e como ela funciona. Utilize exemplos práticos de missões de paz que já aconteceram em outros países, como a Missão de Paz no Haiti, por exemplo. É importante ressaltar que as missões de paz da ONU visam principalmente manter a paz e a segurança internacional, além de promover os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualizar o assunto.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.Etapa 3 - Apresentação do problema
Apresente um problema relacionado ao tema da aula, como, por exemplo: "Como a ONU pode ajudar a solucionar conflitos em países em guerra?".Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos devem pesquisar sobre o problema apresentado e coletar informações sobre o assunto.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir as informações coletadas e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs: com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Peça para os estudantes classificarem suas descobertas segundo os 3Q’s, elencando pontos positivos no “Que bom”, problemáticas encontradas no “Que pena”, e sugestões de melhorias no “Que tal”.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o seu modelo e discutir as conclusões que chegaram.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema da aula e ressalte a importância das missões de paz da ONU.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação na atividade em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Criatividade e originalidade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza na apresentação das conclusões.
- Coerência e consistência das conclusões apresentadas.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e contextualizar o assunto.
- Apresentar o problema que será discutido pelos alunos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a discussão em grupo e a participação dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema da aula e ressaltar a importância das missões de paz da ONU.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o problema apresentado.
- Discutir em grupo as informações coletadas e criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar as conclusões e discutir as ideias com os outros grupos.
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Avaliar a própria participação e desempenho na atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.