Aula sobre Como Funciona Uma Missao De Paz Da Onu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula com uma breve explicação sobre a Organização das Nações Unidas (ONU) e sua importância na manutenção da paz mundial. Em seguida, explique o que é uma missão de paz da ONU e como ela funciona. Utilize exemplos de missões de paz que ocorreram em países da América e da África para ilustrar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e contextualização.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema e que possa ser abordado em um diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem pensar em alternativas para solucionar o problema definido.

  5. Etapa 5 - Solução

    Escolha da melhor alternativa e elaboração do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Discussão sobre as soluções apresentadas e a importância das missões de paz da ONU.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Promover a reflexão sobre a importância da ONU na manutenção da paz mundial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade do diário de bordo.
  • Coerência entre o problema definido e a solução apresentada.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e contextualizá-lo.
  • Orientar os grupos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos diários de bordo e auxiliar os grupos quando necessário.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Elaborar o diário de bordo de forma criativa e coesa.