Aula sobre Como Funciona Uma Missao De Paz Da Onu
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Para introduzir o assunto, faça uma breve apresentação sobre a Organização das Nações Unidas (ONU) e suas principais funções, destacando a importância da atuação da organização em conflitos internacionais. Em seguida, pode falar especificamente sobre as Missões de Paz da ONU, explicando o que são, como funcionam e quais são seus objetivos.
Exemplo prático:
Apresente um caso real de uma Missão de Paz da ONU, como a atuação no Haiti, por exemplo, e destacar os desafios enfrentados pelos soldados em missão de paz.
Etapa 1 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em duplas ou trios e apresente a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.Etapa 2 - Contextualização da atividade
Explique que a atividade consiste em criar um mapa conceitual sobre "Como Funciona uma Missão de Paz da ONU", contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Distribuição de materiais
Forneça materiais como: papel sulfite, canetas coloridas, lápis e régua.Etapa 4 - Delimitação de tempo
Estipule um tempo de 20 minutos para que os alunos discutam em grupo e criem o mapa conceitual.Etapa 5 - Apresentação para a turma
Após o tempo estipulado, cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma.Etapa 6 - Discussão geral sobre as produções
Faça uma discussão coletiva sobre os mapas conceituais apresentados, destacando as principais ideias e sub-ideias.Etapa 7 - Finalização
Para finalizar a aula, proponha uma reflexão sobre a importância das Missões de Paz da ONU e como elas impactam na vida das pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Capacidade de análise crítica sobre o assunto abordado.
Ações do professor
- Introduzir o assunto de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão coletiva.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão coletiva.
- Demonstrar capacidade de análise crítica sobre o assunto abordado.