Aula sobre Como Funciona Uma Missao De Paz Da Onu
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os alunos irão aprender sobre como funciona uma missão de paz da ONU. Eles irão entender o que é uma missão de paz, como é organizada, quais são seus objetivos e quais são os países que já participaram dessas missões. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos".
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in para que os alunos se apresentem e falem sobre o que já sabem a respeito de missões de paz da ONU.Etapa 2 - Introdução
Apresente uma breve introdução sobre o assunto, explicando o que é uma missão de paz da ONU, sua importância e seus objetivos.Etapa 3 - Atividade 1
Distribua um modelo de registro de aprendizagem para cada aluno. Neste modelo, os alunos irão preencher os campos de Check-in e Check-out e, em seguida, irão responder algumas perguntas sobre o tema principal e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como preencher o modelo e irá disponibilizar materiais de apoio, como livros, revistas e jornais.Etapa 4 - Atividade 2
Os alunos irão formar grupos e irão pesquisar sobre missões de paz da ONU em diferentes países. Cada grupo irá escolher um país e irá apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 5 - Atividade 3
Explique como funciona uma simulação de missão de paz da ONU e divida a turma em grupos. Cada grupo irá escolher um país para representar e irá criar um cenário de conflito para ser resolvido em uma simulação de missão de paz da ONU.Etapa 6 - Atividade 4
Os grupos irão apresentar suas simulações de missão de paz da ONU para a turma. Avalie a criatividade, a organização e a coerência das simulações.Etapa 7 - Check-out
Finaliza a aula com um check-out para que os alunos falem sobre o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações sobre missões de paz da ONU.
- Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de síntese e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do preenchimento do modelo de registro de aprendizagem.
- Criatividade e organização da simulação de missão de paz da ONU.
Ações do professor
- Orientar os alunos na utilização do modelo de registro de aprendizagem.
- Disponibilizar materiais de apoio para pesquisa.
- Avaliar as simulações de missão de paz da ONU.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Preencher corretamente o modelo de registro de aprendizagem.
- Trabalhar em grupo para realizar a simulação de missão de paz da ONU.