Aula sobre Como Funciona Uma Missao De Paz Da Onu

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Antes de iniciar a aula, converse com os alunos sobre a importância da ONU na manutenção da paz mundial e apresente alguns exemplos de missões de paz realizadas pela organização. Em seguida, explique como funciona uma missão de paz da ONU, destacando suas principais características e objetivos.

  1. Etapa 1 - Introdução do Estudo de Caso

    Apresente aos alunos um estudo de caso sobre uma missão de paz da ONU em um país fictício. Explique que eles deverão analisar a atuação da organização nessa situação e identificar suas principais ações.

  2. Etapa 2 - Divisão em Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Selecione algumas missões de paz da ONU e distribua entre os grupos.

  3. Etapa 3 - Análise do Estudo de Caso

    Peça aos alunos que leiam o estudo de caso em grupo e identifiquem as principais ações da ONU na situação apresentada. Eles devem registrar essas informações em um modelo de infográfico que será criado por eles.

  4. Etapa 4 - Criação do Infográfico

    Explique aos alunos que eles deverão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações identificadas na análise do estudo de caso. O modelo deverá ser criado em papel sulfite, utilizando canetas coloridas e outros materiais de desenho e colagem.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do Infográfico

    Cada grupo deverá preencher o modelo de infográfico com as informações identificadas na análise do estudo de caso. Eles deverão utilizar a criatividade para tornar o infográfico mais atrativo e didático.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo deverá apresentar o seu infográfico para a turma, explicando as principais ações da ONU na situação apresentada no estudo de caso.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua a aula reforçando a importância da atuação da ONU na manutenção da paz mundial e destacando a importância do estudo de caso para a compreensão desse processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à atuação da ONU em missões de paz.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do infográfico.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das principais ações da ONU na situação apresentada no estudo de caso.
  • Criatividade na criação do infográfico.
  • Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar a importância da ONU na manutenção da paz mundial.
  • Distribuir o estudo de caso e orientar os alunos na análise das informações.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do infográfico.
  • Avaliar os infográficos e a apresentação dos grupos.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso em grupo.
  • Identificar as principais ações da ONU na situação apresentada.
  • Criar o modelo de infográfico contendo as informações identificadas.
  • Preencher o infográfico com as informações corretas.
  • Apresentar o infográfico para a turma.