Aula sobre Como Funciona Uma Missao De Paz Da Onu

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula explicando que a Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição mundial que procura manter a paz e a segurança internacional, promover o desenvolvimento econômico e social, proteger os direitos humanos e ajudar a resolver conflitos internacionais. Comente que uma das formas de atuação da ONU são as missões de paz, que envolvem ações de diplomacia, mediação de conflitos, monitoramento de eleições e treinamento de forças de segurança.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Antes da aula, selecione um vídeo ou texto curto que explique o que é uma missão de paz da ONU e quais são suas principais atividades.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Na sala de aula, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue para cada grupo uma folha de papel A3 e um conjunto de canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Explicação sobre a metodologia ativa

    Após esse primeiro momento, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e peça que os alunos assistam ao vídeo ou leiam o texto selecionado em casa, antes da próxima aula.

  4. Etapa 4 - Elaboração de modelo

    Na próxima aula, peça que os alunos elaborem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal". O objetivo desse modelo é avaliar a atividade e os conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o tema. O campo "Que bom" é para as ações positivas, o campo "Que pena" para as questões problemáticas e o "Que tal" para as sugestões.

  5. Etapa 5 - Produção de material

    Cada grupo deve preencher o modelo com as informações mais relevantes sobre as missões de paz da ONU que eles aprenderam assistindo ao vídeo ou lendo o texto.

  6. Etapa 6 - Debate

    Oriente os alunos a compartilhar suas respostas com a turma e estimule o debate sobre as informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Ao final da aula, recolha os modelos preenchidos pelos alunos para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a atuação das organizações mundiais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da manutenção da paz e da segurança internacional.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema abordado.
  • Participação ativa e colaborativa na atividade em grupo.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a importância das missões de paz da ONU.

Ações do professor

  • Selecionar o material de apoio adequado para a atividade.
  • Orientar os alunos na metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto selecionado em casa, antes da próxima aula.
  • Colaborar ativamente com os colegas de grupo na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar do debate e da reflexão crítica sobre as informações apresentadas.