Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A energia elétrica é um dos recursos mais importantes da nossa sociedade moderna. É difícil imaginar um dia sem eletricidade, mas você já parou para pensar como ela é gerada? Uma das formas mais comuns de geração de energia elétrica é através das usinas hidrelétricas, que utilizam a força da água para gerar eletricidade. Vamos aprender como funciona uma usina hidrelétrica, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em nossa cidade, comunidade, casa ou escola.

  1. Etapa 1 - Entender

    Iniciar a aula explicando o funcionamento de uma usina hidrelétrica e os impactos socioambientais gerados por ela. Os alunos poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas e o professor poderá usar exemplos práticos para ilustrar o funcionamento da usina.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão esboçar em uma folha de papel como seria uma usina hidrelétrica ideal, levando em consideração os impactos socioambientais.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar seu esboço e os alunos escolherão em conjunto qual seria a melhor usina hidrelétrica ideal, levando em consideração os impactos socioambientais.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base na usina hidrelétrica ideal escolhida, os alunos deverão criar um protótipo com materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis, canetas, cola, tesoura, etc.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão seus protótipos e os alunos farão uma avaliação em conjunto sobre qual seria a melhor opção, levando em consideração os impactos socioambientais e a eficiência da usina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos ao criarem uma usina hidrelétrica ideal, levando em consideração os impactos socioambientais.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a habilidade de apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Criatividade e originalidade no esboço e no protótipo da usina hidrelétrica ideal.
  • Avaliação crítica dos alunos sobre as usinas hidrelétricas, levando em consideração os impactos socioambientais e a eficiência da usina.
  • Habilidade de apresentação oral dos alunos.
  • Respeito e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do esboço e do protótipo da usina hidrelétrica ideal.
  • Incentivar a avaliação crítica dos alunos sobre as usinas hidrelétricas, levando em consideração os impactos socioambientais e a eficiência da usina.
  • Realizar uma avaliação final dos alunos sobre a aula e o desempenho dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Criar um esboço e um protótipo da usina hidrelétrica ideal, levando em consideração os impactos socioambientais.
  • Avaliar crítica e objetivamente as usinas hidrelétricas apresentadas pelos grupos.
  • Apresentar oralmente o esboço e o protótipo da usina hidrelétrica ideal.
  • Respeitar e colaborar com os membros do grupo durante todas as etapas da aula.