Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A energia elétrica é um recurso indispensável para a vida moderna, e é gerada por diferentes tipos de usinas, como as hidrelétricas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o funcionamento das usinas hidrelétricas e seus impactos socioambientais. O objetivo é que os alunos se tornem capazes de discutir e avaliar as usinas de geração de energia elétrica e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema e seus objetivos, explicando a importância da energia elétrica e das usinas hidrelétricas. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo escolherá um perfil de pessoa (como um morador próximo à usina, um ambientalista, um empresário etc.) e preencherá o mapa de empatia com base nas perspectivas desse perfil sobre as usinas hidrelétricas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas.Você deverá fazer intervenções para aprofundar a discussão e incentivar a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Funcionamento de uma usina hidrelétrica

    Apresentar uma animação ou vídeo explicativo sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Em seguida, os alunos farão uma atividade prática de montagem de um modelo simplificado de usina hidrelétrica com materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Impactos socioambientais

    Os alunos discutirão em grupos os impactos socioambientais das usinas hidrelétricas, como o deslocamento de comunidades, a degradação do meio ambiente e a interferência na fauna e flora. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

  6. Etapa 6 - Aplicação no cotidiano

    Os alunos farão uma atividade em que relacionarão a energia elétrica gerada pelas usinas hidrelétricas com seu cotidiano, como o uso de eletrodomésticos, transporte público e iluminação pública.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Fazer uma síntese das discussões e atividades realizadas e incentivará os alunos a refletirem sobre a importância de se discutir os diferentes aspectos das usinas hidrelétricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Proporcionar aos alunos uma visão ampla sobre o tema, incentivando-os a considerar diferentes perspectivas e opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia e das conclusões apresentadas.
  • Participação na atividade prática de montagem do modelo de usina hidrelétrica.
  • Relação entre a energia elétrica gerada pelas usinas hidrelétricas e o cotidiano dos alunos.
  • Clareza e coerência na síntese final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer intervenções para aprofundar a discussão e incentivando a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar atividades práticas que estimulem a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Fazer uma síntese final das discussões e atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com diferentes perspectivas sobre o tema.
  • Montar um modelo simplificado de usina hidrelétrica.
  • Discutir os impactos socioambientais das usinas hidrelétricas.
  • Relacionar a energia elétrica gerada pelas usinas hidrelétricas com seu cotidiano.