Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A energia elétrica faz parte do nosso dia a dia e é fundamental para o funcionamento de nossas casas, escolas, hospitais e empresas. As usinas hidrelétricas são responsáveis por grande parte da geração de energia elétrica no Brasil. Os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro sobre como funciona uma usina hidrelétrica, para compreender melhor os processos envolvidos e discutir os impactos socioambientais dessa fonte de energia. Serão abordados os conceitos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como a importância da sustentabilidade na produção energética.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema e a metodologia da aula, explicando o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida. Os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro sobre como funciona uma usina hidrelétrica, que será apresentado em uma feira de ciências na escola.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica, os processos envolvidos e os impactos socioambientais. Eles deverão anotar as informações mais importantes em um caderno.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos deverão criar um tabuleiro com 51 casas, com perguntas e ações relacionadas ao tema. Eles deverão incluir também uma caixa para guardar as cartas de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas

    Os grupos deverão criar as cartas de perguntas e ações, que serão sorteadas pelos jogadores durante o jogo. As perguntas devem ser relacionadas ao tema e os jogadores deverão responder corretamente para avançar no jogo. As ações podem ser positivas ou negativas, como "avançar 2 casas" ou "voltar 3 casas".

  5. Etapa 5 - Teste e ajustes

    Os grupos deverão testar o jogo entre si, para identificar possíveis erros e ajustes necessários. Você deverá acompanhar os grupos e orientá-los nesse processo.

  6. Etapa 6 - Feira de ciências

    Os grupos apresentarão seus jogos durante uma feira de ciências na escola. Os jogadores deverão explicar as regras do jogo e responder às perguntas dos visitantes. Você avaliará os jogos e escolherá o melhor jogo, levando em consideração a criatividade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas e ações.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Conduzir uma discussão final sobre o tema, destacando a importância da sustentabilidade na produção de energia elétrica e os impactos socioambientais das usinas hidrelétricas. Os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, seus impactos socioambientais e como essa energia é usada em suas vidas.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos, por meio da criação de um jogo de tabuleiro em grupo.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizagem lúdica e significativa, por meio da metodologia ativa de gamificação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza das regras e das perguntas e ações do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações, relacionadas ao tema e ao nível de ensino dos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão final.
  • Reflexão sobre o tema e a atividade.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na criação do jogo de tabuleiro.
  • Acompanhar os grupos durante o teste e ajustes do jogo.
  • Avaliar os jogos durante a feira de ciências.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo de tabuleiro.
  • Testar e ajustar o jogo, identificando possíveis erros e melhorias.
  • Apresentar o jogo durante a feira de ciências e explicar as regras e as perguntas e ações.
  • Participar da discussão final sobre o tema e fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade.
  • Cooperação e respeito com os colegas durante todo o processo.