Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como funciona uma usina hidrelétrica e suas implicações socioambientais. Eles irão debater sobre diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Etapa 1 - Introdução
Introduzir o tema e seus objetivos, explicando a importância da energia elétrica na vida das pessoas e a necessidade de discutir seus impactos socioambientais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e terão que pesquisar sobre diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.Etapa 3 - Debate crítico
Os grupos terão que apresentar suas pesquisas e debater sobre vantagens e desvantagens de cada tipo de usina, seus impactos socioambientais e como essa energia é distribuída e utilizada. Você irá mediar o debate e ajudar a esclarecer dúvidas.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios "Não desenvolvido", "Parcialmente Desenvolvido" e "Plenamente Desenvolvido" para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá orientá-los na elaboração do template.Etapa 5 - Apresentação e avaliação dos trabalhos
Cada grupo irá apresentar seu trabalho e os demais grupos irão avaliar usando o template de avaliação por rubrica criado anteriormente. Você deverá mediar a avaliação e ajudar a esclarecer dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Fazer uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar a importância de considerar os impactos socioambientais da geração de energia elétrica. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.
- Estimular o debate crítico e a argumentação.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e organização das informações.
- Participação no debate crítico e na argumentação.
- Capacidade de criar um template de avaliação por rubrica.
- Qualidade da apresentação e clareza na exposição das ideias.
- Capacidade de avaliar o trabalho dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rubrica.
- Mediar o debate crítico e a avaliação dos trabalhos.
- Estimular a participação de todos os alunos na aula.
- Fazer sínteses e reforçar a importância dos objetivos da aula.
- Esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais quando necessário.
Ações do aluno
- Pesquisar e organizar as informações sobre diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
- Participar do debate crítico e da argumentação.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva.
- Avaliar o trabalho dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica.