Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como funciona uma usina hidrelétrica e suas implicações socioambientais. Eles irão debater sobre diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduzir o tema e seus objetivos, explicando a importância da energia elétrica na vida das pessoas e a necessidade de discutir seus impactos socioambientais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e terão que pesquisar sobre diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos terão que apresentar suas pesquisas e debater sobre vantagens e desvantagens de cada tipo de usina, seus impactos socioambientais e como essa energia é distribuída e utilizada. Você irá mediar o debate e ajudar a esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios "Não desenvolvido", "Parcialmente Desenvolvido" e "Plenamente Desenvolvido" para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá orientá-los na elaboração do template.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu trabalho e os demais grupos irão avaliar usando o template de avaliação por rubrica criado anteriormente. Você deverá mediar a avaliação e ajudar a esclarecer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Fazer uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar a importância de considerar os impactos socioambientais da geração de energia elétrica. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.
  • Estimular o debate crítico e a argumentação.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e organização das informações.
  • Participação no debate crítico e na argumentação.
  • Capacidade de criar um template de avaliação por rubrica.
  • Qualidade da apresentação e clareza na exposição das ideias.
  • Capacidade de avaliar o trabalho dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Mediar o debate crítico e a avaliação dos trabalhos.
  • Estimular a participação de todos os alunos na aula.
  • Fazer sínteses e reforçar a importância dos objetivos da aula.
  • Esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais quando necessário.

Ações do aluno

  • Pesquisar e organizar as informações sobre diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
  • Participar do debate crítico e da argumentação.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.
  • Apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva.
  • Avaliar o trabalho dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica.