Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresentar o tema da aula e explicar o que é uma usina hidrelétrica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três e cada grupo irá para uma estação.Estação 1 - Funcionamento da usina hidrelétrica
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Em seguida, eles irão responder a algumas questões sobre o vídeo e discutir em grupo como a energia elétrica é gerada a partir da água.
Estação 2 - Impactos socioambientais
Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre os impactos socioambientais da construção de usinas hidrelétricas. Em seguida, eles irão discutir em grupo as principais consequências da construção de uma usina hidrelétrica para o meio ambiente e as comunidades locais.
Estação 3 - Uso da energia elétrica
Nesta estação, os alunos irão discutir em grupo como a energia elétrica é utilizada em suas casas, escolas e comunidades. Eles irão listar os principais aparelhos elétricos utilizados e discutir formas de economizar energia.
Etapa 2 - Socialização
Os alunos irão se reunir em suas equipes novamente e irão compartilhar as informações obtidas em cada estação. Cada grupo irá apresentar as principais conclusões e aprendizados.Etapa 3 - Debate
Conduzir um debate em grupo sobre as usinas hidrelétricas e seus impactos socioambientais. Os alunos serão incentivados a expor suas opiniões e a debater sobre as formas de geração de energia elétrica mais sustentáveis.Etapa 4 - Conclusão
Fazer um resumo com os principais pontos abordados na aula e reforçar a importância da conscientização sobre o uso da energia elétrica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos de discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da metodologia de rotação por estações.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o uso da energia elétrica e a busca por formas mais sustentáveis de geração de energia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos relacionados ao tema.
- Capacidade de discutir e avaliar os impactos socioambientais das usinas hidrelétricas.
- Habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Capacidade de apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos sobre a metodologia de rotação por estações.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Conduzir o debate em grupo de forma equilibrada e objetiva.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Demonstrar compreensão dos conceitos relacionados ao tema.
- Discutir e avaliar os impactos socioambientais das usinas hidrelétricas.
- Apresentar ideias de forma clara e objetiva.