Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A energia elétrica é um recurso fundamental para a nossa sociedade, pois é utilizada em diversas atividades do nosso cotidiano, desde a iluminação de nossas casas até a produção de alimentos e medicamentos. Uma das formas de geração de energia elétrica é por meio das usinas hidrelétricas, que utilizam a força da água para produzir energia. O objetivo é que osestudantes aprendam como funciona uma usina hidrelétrica, quais são seus benefícios e impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Etapa 1 - Introdução
Iniciar a aula com uma breve explicação sobre o tema e apresentar um vídeo ou imagens que mostrem o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Em seguida, os estudantes farão uma roda de conversa para discutir o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os estudantes deverão realizar uma pesquisa em grupos sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica, seus benefícios e impactos socioambientais. Você poderá disponibilizar materiais didáticos como textos, vídeos e infográficos para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma, utilizando recursos audiovisuais e/ou cartazes.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs em que deverão avaliar a atividade realizada, preenchendo os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Explicar como funciona a dinâmica e disponibilizar um modelo para os alunos se basearem.Etapa 5 - Discussão
Os alunos farão uma roda de conversa para discutir as avaliações feitas na Dinâmica dos 3 Qs e refletir sobre o que aprenderam. Você poderá fazer perguntas para estimular a discussão, como "Quais foram as principais dificuldades encontradas na pesquisa?", "Quais os benefícios e impactos socioambientais de uma usina hidrelétrica?" e "Como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola?".Etapa 6 - Síntese
Fazer uma síntese das principais ideias discutidas na aula e reforçar os pontos mais importantes.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos farão uma autoavaliação sobre a atividade realizada, preenchendo o template da Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
- Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias aprendizagens, utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação na roda de conversa inicial.
- Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
- Qualidade da apresentação oral.
- Participação na roda de conversa final.
- Qualidade da autoavaliação realizada na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Selecionar e disponibilizar materiais didáticos para a pesquisa.
- Estimular a participação de todos os alunos na roda de conversa.
- Fazer perguntas para estimular a discussão.
- Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma síntese das principais ideias discutidas na aula.
Ações do aluno
- Participar da roda de conversa inicial.
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Preparar a apresentação oral.
- Participar da roda de conversa final.
- Realizar a autoavaliação na Dinâmica dos 3 Qs.