Aula sobre Como Funciona Uma Usina Hidreletrica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A energia elétrica é um recurso fundamental para a nossa sociedade, pois é utilizada em diversas atividades do nosso cotidiano, desde a iluminação de nossas casas até a produção de alimentos e medicamentos. Uma das formas de geração de energia elétrica é por meio das usinas hidrelétricas, que utilizam a força da água para produzir energia. O objetivo é que osestudantes aprendam como funciona uma usina hidrelétrica, quais são seus benefícios e impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula com uma breve explicação sobre o tema e apresentar um vídeo ou imagens que mostrem o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Em seguida, os estudantes farão uma roda de conversa para discutir o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os estudantes deverão realizar uma pesquisa em grupos sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica, seus benefícios e impactos socioambientais. Você poderá disponibilizar materiais didáticos como textos, vídeos e infográficos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma, utilizando recursos audiovisuais e/ou cartazes.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs em que deverão avaliar a atividade realizada, preenchendo os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Explicar como funciona a dinâmica e disponibilizar um modelo para os alunos se basearem.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Os alunos farão uma roda de conversa para discutir as avaliações feitas na Dinâmica dos 3 Qs e refletir sobre o que aprenderam. Você poderá fazer perguntas para estimular a discussão, como "Quais foram as principais dificuldades encontradas na pesquisa?", "Quais os benefícios e impactos socioambientais de uma usina hidrelétrica?" e "Como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola?".

  6. Etapa 6 - Síntese

    Fazer uma síntese das principais ideias discutidas na aula e reforçar os pontos mais importantes.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos farão uma autoavaliação sobre a atividade realizada, preenchendo o template da Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias aprendizagens, utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação na roda de conversa inicial.
  • Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Participação na roda de conversa final.
  • Qualidade da autoavaliação realizada na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar materiais didáticos para a pesquisa.
  • Estimular a participação de todos os alunos na roda de conversa.
  • Fazer perguntas para estimular a discussão.
  • Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese das principais ideias discutidas na aula.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa inicial.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Preparar a apresentação oral.
  • Participar da roda de conversa final.
  • Realizar a autoavaliação na Dinâmica dos 3 Qs.