Como o GPS funciona?

Atualmente, utilizamos uma tecnologia muito precisa de localização, o GPS. Nessa aula de Geografia, vamos descobrir como ele funciona! Bora lá! 🌎🛰️📱

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre o GPS (Global Positioning System), a gente pode afirmar que:

    A) É um sistema com três itens básicos: satélites em torno da Terra, estações terrestres e receptores.

    B) É muito usado por empresas e governos, mas tem pouca utilidade pra população em geral.

    C) Indica a localização do usuário em latitude e longitude.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia que permite a localização precisa de um objeto ou pessoa na superfície terrestre. Essa tecnologia é utilizada em diversas áreas, como aeronáutica, marítima, militar e civil. No cotidiano dos estudantes, o GPS pode ser encontrado em smartphones, relógios inteligentes, carros e outros dispositivos eletrônicos. Nesta aula, os alunos irão aprender como o GPS funciona e como ele pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que irá permitir que os alunos criem um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    O GPS (Global Positioning System) é um sistema que permite determinar a posição exata de um objeto ou pessoa na superfície terrestre. Ele é utilizado em diversos aparelhos, como smartphones, relógios inteligentes, carros e drones. Nesta aula, vamos entender como o GPS funciona e como ele pode ser útil no nosso dia a dia. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    O GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia que permite que os usuários determinem sua posição geográfica em qualquer lugar do mundo. Ele é usado em muitas áreas, como navegação, logística, geologia e até mesmo em jogos de realidade aumentada. Nesta aula, vamos explorar como o GPS funciona e como ele pode ser usado para medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O GPS (Global Positioning System) é um sistema de posicionamento global que utiliza satélites para determinar a posição de um objeto na Terra. Ele é amplamente utilizado em nossas vidas cotidianas, desde a navegação em veículos até a localização de pessoas e objetos perdidos. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele pode ser usado para medir distâncias na superfície terrestre. Eles também desenvolverão habilidades em escalas gráficas e numéricas de mapas.
    Atividade completa
  7. 7. Gamificação:

    O GPS é uma tecnologia que se tornou muito presente em nossas vidas, seja para navegar em uma cidade desconhecida ou para monitorar a localização de um veículo. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo que explique o funcionamento do GPS.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    O GPS é uma tecnologia que se tornou muito popular nos últimos anos. Ele é utilizado para localizar um objeto ou pessoa em qualquer lugar do mundo, com uma precisão impressionante. O GPS é utilizado em diversos setores, como transporte, agricultura, militar, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele é importante para a medição de distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que permitirá que os alunos criem um mapa de empatia para entender melhor o tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: