Aula sobre Como O Gps Funciona

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia que permite a localização precisa de um objeto ou pessoa na superfície terrestre. Essa tecnologia é utilizada em diversas áreas, como aeronáutica, marítima, militar e civil. No cotidiano dos estudantes, o GPS pode ser encontrado em smartphones, relógios inteligentes, carros e outros dispositivos eletrônicos. Nesta aula, os alunos irão aprender como o GPS funciona e como ele pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que irá permitir que os alunos criem um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de GPS e como ele funciona. Discuta com eles os principais componentes do GPS, como os satélites, os receptores e o sistema de posicionamento. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão desenhar esboços de como eles imaginam que o GPS funciona. Esses desenhos serão compartilhados com a turma e discutidos em grupo. O objetivo é identificar as principais ideias dos alunos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão decidir em grupo quais são as principais ideias sobre o GPS e como ele funciona. Serão escolhidos os conceitos mais relevantes e importantes para a aula.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar protótipos de dispositivos que utilizam o GPS para medir distâncias na superfície terrestre. Eles poderão utilizar materiais como papel, caneta, régua e outros materiais disponíveis em sala de aula. Os protótipos serão compartilhados com a turma e discutidos em grupo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar os protótipos criados na etapa anterior e verificar se eles são capazes de medir distâncias na superfície terrestre. Serão discutidos os resultados e as possíveis limitações dos protótipos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de protótipos.
  • Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos na discussão e na criação dos protótipos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade dos protótipos criados pelos alunos.
  • Compreensão dos conceitos relacionados ao GPS e à medição de distâncias na superfície terrestre.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos relacionados ao GPS e à medição de distâncias na superfície terrestre.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Orientar os alunos na criação dos protótipos e na discussão dos resultados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Criar protótipos criativos e funcionais.
  • Colaborar e cooperar com os demais alunos na discussão e na criação dos protótipos.