Aula sobre Como O Gps Funciona

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O GPS é uma tecnologia que se tornou muito popular nos últimos anos. Ele é utilizado para localizar um objeto ou pessoa em qualquer lugar do mundo, com uma precisão impressionante. O GPS é utilizado em diversos setores, como transporte, agricultura, militar, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele é importante para a medição de distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que permitirá que os alunos criem um mapa de empatia para entender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e criação do mapa de empatia

    Apresente o tema "Como o GPS funciona?" e explicar para os alunos o que é um mapa de empatia. Em seguida, os alunos devem criar um mapa de empatia sobre o assunto, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Exploração do tema

    Os alunos devem pesquisar sobre o funcionamento do GPS e como ele é utilizado em diferentes setores, como transporte, agricultura, militar, entre outros. Eles devem registrar as informações em um caderno ou folha de papel.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o que pesquisaram e compartilhar as informações com os colegas. Estimule o debate e faça perguntas para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação de um infográfico

    Os alunos devem criar um infográfico sobre o funcionamento do GPS e como ele é utilizado em diferentes setores. Eles podem utilizar imagens, gráficos e textos para ilustrar as informações. Oriente os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar o seu infográfico para a turma. Avalie a apresentação e estimule a realizarem perguntas aos colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o aprendizado

    Promova uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula e oriente-os a registrarem em seus cadernos ou folhas de papel.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Sugira uma tarefa para os alunos pesquisarem sobre a história do GPS ou como ele é utilizado em outros países.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa do aluno nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.
  • Reflexão crítica sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Avaliar as apresentações e dar feedback aos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o tema.
  • Pesquisar sobre o funcionamento do GPS e como ele é utilizado em diferentes setores.
  • Criar um infográfico sobre o tema.
  • Apresentar o infográfico para a turma.
  • Refletir sobre o aprendizado.