Aula sobre Como O Gps Funciona
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O GPS é uma tecnologia que se tornou muito presente em nossas vidas, seja para navegar em uma cidade desconhecida ou para monitorar a localização de um veículo. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo que explique o funcionamento do GPS.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Como o GPS funciona?" e explicar a importância da tecnologia para a navegação e localização de objetos. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia da Gamificação.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 3 - Pesquisa sobre o GPS
Cada grupo irá pesquisar sobre o funcionamento do GPS e como ele é utilizado em diferentes áreas, como aeronáutica, navegação marítima e terrestre, entre outras.Etapa 4 - Criação do jogo
Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão criar um jogo que explique o funcionamento do GPS. Eles deverão utilizar os campos do mapa de registro para descrever o jogo e criar um protótipo.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como o GPS funciona e como ele pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados e como o GPS pode ser utilizado em diferentes situações.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos jogos criados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na atividade.
- Qualidade dos jogos criados.
- Compreensão dos alunos sobre o funcionamento do GPS e sua utilização para medir distâncias na superfície terrestre.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia da Gamificação.
- Orientar os alunos na criação dos jogos.
- Avaliar a participação dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o funcionamento do GPS.
- Criar um jogo que explique o funcionamento do GPS.
- Apresentar o jogo para a turma.