Aula sobre Como O Gps Funciona

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O GPS é uma tecnologia que se tornou muito presente em nossas vidas, seja para navegar em uma cidade desconhecida ou para monitorar a localização de um veículo. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo que explique o funcionamento do GPS.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Como o GPS funciona?" e explicar a importância da tecnologia para a navegação e localização de objetos. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia da Gamificação.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o GPS

    Cada grupo irá pesquisar sobre o funcionamento do GPS e como ele é utilizado em diferentes áreas, como aeronáutica, navegação marítima e terrestre, entre outras.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão criar um jogo que explique o funcionamento do GPS. Eles deverão utilizar os campos do mapa de registro para descrever o jogo e criar um protótipo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como o GPS funciona e como ele pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados e como o GPS pode ser utilizado em diferentes situações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos jogos criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na atividade.
  • Qualidade dos jogos criados.
  • Compreensão dos alunos sobre o funcionamento do GPS e sua utilização para medir distâncias na superfície terrestre.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia da Gamificação.
  • Orientar os alunos na criação dos jogos.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o funcionamento do GPS.
  • Criar um jogo que explique o funcionamento do GPS.
  • Apresentar o jogo para a turma.