Aula sobre Como O Gps Funciona

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O GPS (Global Positioning System) é um sistema de posicionamento global que utiliza satélites para determinar a posição de um objeto na Terra. Ele é amplamente utilizado em nossas vidas cotidianas, desde a navegação em veículos até a localização de pessoas e objetos perdidos. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele pode ser usado para medir distâncias na superfície terrestre. Eles também desenvolverão habilidades em escalas gráficas e numéricas de mapas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula promovendo uma discussão sobre o que os alunos sabem sobre o GPS, contextualize apresentando a maneira como ele é utilizado no cotidiano das pessoas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Apresente a metodologia do MDC que será utilizada e explique como ele será usado nesta aula.

  3. Etapa 3 - Divisão em Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre um aspecto específico do GPS, como: Ahistória do GPS, como os satélites funcionam ou como o GPS é usado em veículos. Eles também devem encontrar exemplos práticos de como o GPS é usado.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos terão 10 minutos para apresentar suas pesquisas e exemplos práticos. Em seguida, promova um debate sobre as vantagens e desvantagens do uso do GPS.

  6. Etapa 6 - Criação de um template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a pesquisa e o debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma discussão sobre o que os alunos aprenderam e como eles podem aplicar esse conhecimento em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre por meio de escalas gráficas e numéricas de mapas.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens do uso do GPS.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica completo e bem elaborado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e o debate.
  • Auxiliar na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Encerrar a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o aspecto específico do GPS.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica completo e bem elaborado.
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas cotidianas.