Aula sobre Como O Gps Funciona
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O GPS (Global Positioning System) é um sistema de posicionamento global que utiliza satélites para determinar a posição de um objeto na Terra. Ele é amplamente utilizado em nossas vidas cotidianas, desde a navegação em veículos até a localização de pessoas e objetos perdidos. Nesta aula, os alunos aprenderão como o GPS funciona e como ele pode ser usado para medir distâncias na superfície terrestre. Eles também desenvolverão habilidades em escalas gráficas e numéricas de mapas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula promovendo uma discussão sobre o que os alunos sabem sobre o GPS, contextualize apresentando a maneira como ele é utilizado no cotidiano das pessoas.Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)
Apresente a metodologia do MDC que será utilizada e explique como ele será usado nesta aula.Etapa 3 - Divisão em Grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 4 - Pesquisa
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre um aspecto específico do GPS, como: Ahistória do GPS, como os satélites funcionam ou como o GPS é usado em veículos. Eles também devem encontrar exemplos práticos de como o GPS é usado.Etapa 5 - Debate
Os grupos terão 10 minutos para apresentar suas pesquisas e exemplos práticos. Em seguida, promova um debate sobre as vantagens e desvantagens do uso do GPS.Etapa 6 - Criação de um template de avaliação por rubrica
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a pesquisa e o debate.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula com uma discussão sobre o que os alunos aprenderam e como eles podem aplicar esse conhecimento em suas vidas cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre por meio de escalas gráficas e numéricas de mapas.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Promover a reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens do uso do GPS.
Critérios de avaliação
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Criação de um template de avaliação por rubrica completo e bem elaborado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da aula.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos durante a pesquisa e o debate.
- Auxiliar na criação do template de avaliação por rubrica.
- Encerrar a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o aspecto específico do GPS.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica completo e bem elaborado.
- Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.
- Aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas cotidianas.