Aula sobre Como O Gps Funciona

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia que permite que os usuários determinem sua posição geográfica em qualquer lugar do mundo. Ele é usado em muitas áreas, como navegação, logística, geologia e até mesmo em jogos de realidade aumentada. Nesta aula, vamos explorar como o GPS funciona e como ele pode ser usado para medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduzao tema e explique aos alunos o que é o GPS e como ele funciona. Em seguida, apresente exemplos práticos de uso do GPS no cotidiano, como em aplicativos de mapas e em carros com sistema de navegação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e orientações

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Como o GPS funciona?

    Nesta estação, os alunos devem assistir a um vídeo explicando como o GPS funciona e responder a algumas perguntas sobre o tema. Utilize o vídeo "Como funciona o GPS?" do canal Nerdologia como recurso.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Escalas gráficas e numéricas dos mapas

    Nesta estação, os alunos devem aprender sobre escalas gráficas e numéricas dos mapas e como elas são usadas para medir distâncias. Utilize exemplos práticos, como medir a distância entre duas cidades em um mapa utilizando a escala.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Aplicação do GPS na Geografia

    Nesta estação, os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos de como o GPS é usado na Geografia, como em estudos de relevo e em mapeamento de áreas de risco. Forneça alguns exemplos para orientar a pesquisa dos alunos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Reúna a turma e promova uma discussão sobre o que foi aprendido na aula. Utilize a lousa ou flip-chart e pontue os assuntos abordados. Incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam em cada estação e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir dametodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover o aprendizado ativo e significativo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do funcionamento do GPS e das escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e mostrar exemplos práticos de uso do GPS.
  • Orientar as atividades em cada estação e fornecer recursos para pesquisa.
  • Promover a discussão e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o funcionamento do GPS e responder às perguntas.
  • Aprender sobre escalas gráficas e numéricas dos mapas e como elas são usadas para medir distâncias.
  • Pesquisar e apresentar exemplos de como o GPS é usado na Geografia.