Aula sobre Como O Gps Funciona
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia que permite que os usuários determinem sua posição geográfica em qualquer lugar do mundo. Ele é usado em muitas áreas, como navegação, logística, geologia e até mesmo em jogos de realidade aumentada. Nesta aula, vamos explorar como o GPS funciona e como ele pode ser usado para medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduzao tema e explique aos alunos o que é o GPS e como ele funciona. Em seguida, apresente exemplos práticos de uso do GPS no cotidiano, como em aplicativos de mapas e em carros com sistema de navegação.Etapa 2 - Formação dos grupos e orientações
Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.Etapa 3 - Estação 1 - Como o GPS funciona?
Nesta estação, os alunos devem assistir a um vídeo explicando como o GPS funciona e responder a algumas perguntas sobre o tema. Utilize o vídeo "Como funciona o GPS?" do canal Nerdologia como recurso.Etapa 4 - Estação 2 - Escalas gráficas e numéricas dos mapas
Nesta estação, os alunos devem aprender sobre escalas gráficas e numéricas dos mapas e como elas são usadas para medir distâncias. Utilize exemplos práticos, como medir a distância entre duas cidades em um mapa utilizando a escala.Etapa 5 - Estação 3 - Aplicação do GPS na Geografia
Nesta estação, os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos de como o GPS é usado na Geografia, como em estudos de relevo e em mapeamento de áreas de risco. Forneça alguns exemplos para orientar a pesquisa dos alunos.Etapa 6 - Sistematização
Reúna a turma e promova uma discussão sobre o que foi aprendido na aula. Utilize a lousa ou flip-chart e pontue os assuntos abordados. Incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam em cada estação e como isso pode ser aplicado no cotidiano.Etapa 7 - Avaliação
Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir dametodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover o aprendizado ativo e significativo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do funcionamento do GPS e das escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Introduzir o tema e mostrar exemplos práticos de uso do GPS.
- Orientar as atividades em cada estação e fornecer recursos para pesquisa.
- Promover a discussão e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o funcionamento do GPS e responder às perguntas.
- Aprender sobre escalas gráficas e numéricas dos mapas e como elas são usadas para medir distâncias.
- Pesquisar e apresentar exemplos de como o GPS é usado na Geografia.