Aula sobre Como O Gps Funciona

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O GPS (Global Positioning System) é um sistema que permite determinar a posição exata de um objeto ou pessoa na superfície terrestre. Ele é utilizado em diversos aparelhos, como smartphones, relógios inteligentes, carros e drones. Nesta aula, vamos entender como o GPS funciona e como ele pode ser útil no nosso dia a dia. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e sua importância para a sociedade. Faça uma breve explanação sobre o que é o GPS e como ele funciona. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o funcionamento do GPS.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Para realizar em casa, informe os alunos a pesquisar sobre a história do GPS, sua evolução e suas aplicações no cotidiano. Disponibilize materiais ou links que auxiliarão na pesquisa a ser realizada.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos irão se organizar em grupos e discutir sobre as informações pesquisadas. Oriente a discussão e faça perguntas para incentivar a participação dos alunos.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    A partir das discussões em grupo, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize um modelo de mapa conceitual ou deixe que os alunos criem livremente.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual e as informações pesquisadas para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o GPS é utilizado no cotidiano, como em aplicativos de mapas, localização de amigos em redes sociais e navegação de carros. Os alunos também podem compartilhar exemplos que conhecem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre essa aula fazendo uma síntese da aula reforçando os principais pontos abordados e a importância do GPS na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de elaborar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do mapa conceitual.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual e das informações pesquisadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Participação ativa na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância.
  • Orientar a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos.
  • Fazer a síntese da aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual.
  • Realizar a pesquisa.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados.
  • Participar ativamente da aula.