Como os agrotóxicos agem

Nesta aula de Ciências da Natureza, vamos analisar a estrutura química dos agrotóxicos e como eles agem na natureza. Além disso, vamos conhecer e debater estratégias para continuar produzindo alimentos com qualidade e atendendo uma alta demanda, com o mínimo de impacto ambiental.


Atividades (2)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    No início da década de 1960, foi dado o alerta: a bióloga norte-americana Rachel Carson publicou o livro “Silent Spring” (Primavera Silenciosa), no qual faz a descrição dramática das “primaveras sem cantos de pássaros”, devido ao uso indiscriminado de pesticidas clorados na agricultura. Até então, os pesticidas eram considerados os salvadores da humanidade, pois poderiam solucionar o problema da fome humana. Apesar da legislação restritiva, ainda hoje os pesticidas clorados são usados na agricultura e pecuária. Analisando esse trecho é possível verificar que:

    a) A bióloga Rachel Carson traz reflexões a partir de crônicas sobre uma “primavera silenciosa”, ou seja, os problemas de saúde mental que assolavam os adolescentes durante os anos 60.

    b) No livro publicado por Rachel e estudos de outros pesquisadores, os efeitos dos agrotóxicos ainda são muito prejudiciais, tendo como principal exemplo os efeitos na saúde dos pássaros que eram contaminados pelos organoclorados, sendo necessário buscar alternativas.

    c) O livro Primavera Silenciosa traz uma pesquisa sobre o porquê da diminuição do número de pássaros em uma determinada região.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: