Como será o trabalho do futuro?

Como será o trabalho no futuro? Você sabia que estudos indicam que muitas das profissões do futuro ainda nem existem? É isso mesmo! Nessa aula de Geografia, vamos conhecer algumas profissões que provavelmente vão desaparecer, as que surgiram e as que são consideradas promissoras devido ao desenvolvimento científico e tecnológico do mundo. Preste bastante atenção ao vídeo e bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O avanço dos recursos tecnológicos causou um aumento dos serviços prestados pelos aplicativos. Selecione a alternativa que explica o tipo de trabalho empregado nesse ramo:

    A) É um modelo de trabalho informal, flexível e por demanda. A precarização acontece porque os trabalhadores estão desamparados pela legislação trabalhista, e os acidentes e prejuízos não são segurados pelo INSS.

    B) É um modelo de trabalho informal, flexível e por demanda que traz uma valorização do trabalho, já que os trabalhadores têm todos os direitos trabalhistas garantidos por lei.

    C) É um modelo tradicional de trabalho usado pelas empresas. Nesse modelo, o empregado tem todos os direitos trabalhistas garantidos, já que tem seu registro de trabalho feito pela empresa que presta o serviço.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O trabalho é uma das principais atividades humanas, e ao longo da história, como as pessoas trabalham mudou significativamente. Com o avanço da tecnologia e a automação de muitas tarefas, é importante que os alunos entendam como será o trabalho do futuro. Nesta aula, os alunos vão explorar as mudanças no mercado de trabalho e refletir sobre como essas mudanças podem afetar suas vidas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    O mundo está em constante mudança, e com isso, as profissões também evoluem. A tecnologia vem transformando o mercado de trabalho e criando novas oportunidades. Nessa aula, vamos discutir como será o trabalho do futuro e como a tecnologia influencia nesse processo. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O mundo está em constante evolução e, com isso, o mercado de trabalho também se transforma. A tecnologia tem um papel fundamental nessa transformação, criando novas profissões e extinguindo outras. Nesta aula, vamos discutir como será o trabalho do futuro e como a tecnologia influencia na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    O mundo está em constante evolução e com isso, o mercado de trabalho também se transforma. Com o avanço da tecnologia, novas profissões surgem e outras se tornam obsoletas. Nesta aula, iremos explorar o tema "Como será o trabalho do futuro?" e entender como a tecnologia e a ciência influenciam as formas de trabalho nos espaços. Utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    O mundo está em constante mudança, e com isso, o mercado de trabalho também. O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho e como isso pode afetar o futuro deles. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que tem como foco a empatia e a solução de problemas. Durante a aula, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas pensam, sentem, ouvem, falam, fazem e veem o trabalho no futuro. Com isso, eles poderão desenvolver soluções inovadoras para os desafios que surgirem.
    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    O mundo está em constante evolução e as profissões também. Com o avanço da tecnologia e a automação de muitas atividades, é importante que os alunos estejam preparados para o futuro do trabalho. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia Design Sprint para criar um modelo que os ajudará a entender como será o trabalho do futuro. Serão apresentados exemplos de como a tecnologia já está mudando o mercado de trabalho e como os alunos podem se preparar para essas mudanças.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: