Aula sobre Como Sera O Trabalho Do Futuro
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O mundo está em constante evolução e as profissões também. Com o avanço da tecnologia e a automação de muitas atividades, é importante que os alunos estejam preparados para o futuro do trabalho. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia Design Sprint para criar um modelo que os ajudará a entender como será o trabalho do futuro. Serão apresentados exemplos de como a tecnologia já está mudando o mercado de trabalho e como os alunos podem se preparar para essas mudanças.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Como será o trabalho do futuro?" e explique a metodologia Design Sprint. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Entender
Os alunos terão que entender o problema e criar uma pergunta que irá nortear o trabalho do grupo. Exemplo: "Como a tecnologia irá mudar o mercado de trabalho nos próximos 10 anos?". Oriente a elaboração das questões norteadoras.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental com as ideias principais relacionadas ao tema. Em seguida, cada grupo irá escolher uma ideia para desenvolver e criar um esboço da solução. Estimule a criatividade e a participação ativa de todos.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir qual é a melhor solução para o problema apresentado. Em seguida, irão decidir qual solução irão prototipar.Etapa 5 - Prototipar e Testar
Os grupos irão criar um protótipo da solução escolhida e testá-la com outros grupos. Em seguida, irão refinar a solução com base nas devolutivas recebidas. Oriente a elaboração do modelo.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Faça uma discussão sobre as soluções apresentadas.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a atividade e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Estimule a reflexão com fazendo boas perguntas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços.
- Estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de solução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
- Qualidade da solução apresentada pelo grupo.
- Capacidade de reflexão sobre o aprendizado durante a atividade.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Design Sprint e o tema da atividade.
- Orientar os alunos durante todas as etapas da atividade.
- Fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Refletir sobre o aprendizado durante a atividade.