Aula sobre Como Sera O Trabalho Do Futuro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O mundo está em constante mudança, e com isso, o mercado de trabalho também. O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho e como isso pode afetar o futuro deles. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que tem como foco a empatia e a solução de problemas. Durante a aula, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas pensam, sentem, ouvem, falam, fazem e veem o trabalho no futuro. Com isso, eles poderão desenvolver soluções inovadoras para os desafios que surgirem.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e do objetivo da aula

    Apresente o tema "Como será o trabalho do futuro?" e explique o objetivo da aula: desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique o que é Design Thinking e como essa metodologia será aplicada na aula. Organize os materiais que serão utilizados.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e explique a criação do mapa de empatia para entender melhor como as pessoas pensam, sentem, ouvem, falam, fazem e veem o trabalho no futuro. Peça que criem diferentes personas para a atividade. Exemplo: Desempregado, Empresário, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as principais conclusões que tiraram a respeito do trabalho do futuro. Estimule a participação e envolvimento de todos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as principais tendências e desafios do trabalho do futuro e como eles podem se preparar para enfrentá-los. Organize o tempo da discussão.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar uma solução inovadora para um dos desafios identificados na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância de estar sempre se atualizando e se preparando para as mudanças que estão por vir no mundo do trabalho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as tendências e desafios do trabalho do futuro.
  • Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções para os desafios do mundo do trabalho.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e eficiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade e inovação na busca por soluções para os desafios do mundo do trabalho.
  • Clareza e eficiência na comunicação das ideias.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos e incentivar a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar soluções inovadoras para os desafios identificados no mundo do trabalho.