Aula sobre Como Sera O Trabalho Do Futuro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O mundo está em constante evolução e com isso, o mercado de trabalho também se transforma. Com o avanço da tecnologia, novas profissões surgem e outras se tornam obsoletas. Nesta aula, iremos explorar o tema "Como será o trabalho do futuro?" e entender como a tecnologia e a ciência influenciam as formas de trabalho nos espaços. Utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a temática "Como será o trabalho do futuro?" e questionando os alunos sobre suas expectativas em relação às profissões do futuro. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para realizar um brainstorming sobre os campos que deverão ser preenchidos no mapa de registro. Explique os campos que devem ser preenchidos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Forneça os materiais necessários.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as profissões do futuro e as formas como a tecnologia e a ciência influenciam o mercado de trabalho. Organize os materiais para auxiliar na pesquisa. Oriente o uso de fontes diversas e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Com as informações coletadas na pesquisa, os alunos irão criar o mapa de registro com os campos definidos na etapa 2. Auxilie os alunos na criação do mapa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Avalie a criatividade e a originalidade dos jogos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir sobre as profissões do futuro e as formas como a tecnologia e a ciência influenciam o mercado de trabalho.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre reforçando a importância da tecnologia e da ciência na transformação do mercado de trabalho e incentivando os alunos a se manterem atualizados sobre as profissões do futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as formas de trabalho nos espaços urbanos e rurais da América e da África;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de jogos sobre o tema;
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade dos jogos criados pelos alunos;
  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia ativa Gamificação;
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro;
  • Avaliar a criatividade e a originalidade dos jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as profissões do futuro e as formas como a tecnologia e a ciência influenciam o mercado de trabalho;
  • Criar um jogo sobre o tema, seguindo os campos definidos pelo professor;
  • Apresentar o jogo criado para a turma.