Aula sobre Como Sera O Trabalho Do Futuro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O mundo está em constante evolução e, com isso, o mercado de trabalho também se transforma. A tecnologia tem um papel fundamental nessa transformação, criando novas profissões e extinguindo outras. Nesta aula, vamos discutir como será o trabalho do futuro e como a tecnologia influencia na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, faça uma dinâmica para despertar a curiosidade dos alunos sobre o assunto. Uma sugestão é mostrar imagens de profissões que não existiam há alguns anos e perguntar aos alunos se eles conhecem essas profissões.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel específico no debate. Explique as funções e regras do debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Estipule um tempo para que os grupos pesquisem sobre o tema e preparem seus argumentos. É importante que os alunos tenham acesso a materiais variados, como artigos, vídeos e notícias.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será dividido em três partes: apresentação do grupo defensor, apresentação do grupo opositor, com réplica e tréplica. A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará os argumentos apresentados. Organize o tempo do debate. Faça as mediações necessárias.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e ofereça espaço para que os alunos expressem suas opiniões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Registro

    Os alunos farão um registro sobre o que aprenderam na aula, podendo ser um texto, um mapa mental ou um vídeo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da aula, perguntando aos alunos o que eles acharam da metodologia utilizada e se conseguiram atingir os objetivos propostos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos.
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência entre os argumentos e a pesquisa realizada.
  • Capacidade de ouvir e respeitar opiniões divergentes.
  • Participação na elaboração do registro da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração dos argumentos.
  • Estimular a participação de todos no debate.
  • Mediar o debate, garantindo que todos tenham espaço para se expressar.
  • Fazer uma síntese do debate e dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Realizar a pesquisa e preparar argumentos consistentes.
  • Ouvir e respeitar opiniões divergentes.
  • Cooperar e colaborar com os demais membros do grupo.
  • Registrar o que foi aprendido na aula.