Aula sobre Como Sera O Trabalho Do Futuro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O trabalho é uma das principais atividades humanas, e ao longo da história, como as pessoas trabalham mudou significativamente. Com o avanço da tecnologia e a automação de muitas tarefas, é importante que os alunos entendam como será o trabalho do futuro. Nesta aula, os alunos vão explorar as mudanças no mercado de trabalho e refletir sobre como essas mudanças podem afetar suas vidas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula fazendo uma pergunta aos alunos: "Como vocês acham que será o trabalho do futuro?" Os alunos podem compartilhar suas ideias em pequenos grupos e depois compartilhar com a turma. Anote as ideias no quadro.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem as ideias apresentadas na aula. Forneça algumas perguntas para guiar a discussão, como "Quais são as principais mudanças no mercado de trabalho que o vídeo apresentou?" ou "Como essas mudanças podem afetar a economia dos espaços?"

  4. Etapa 4 - Criando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que os alunos usem essa ferramenta como uma forma de avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Forneça um modelo para os alunos, mostrando como preencher cada campo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Peça aos alunos compartilhem o que acharam da atividade e como ela ajudou a entender melhor o tema. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação e envolvimento de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre fazendo uma síntese das ideias apresentadas pelos alunos reforçando a importância de entender as mudanças no mercado de trabalho para se preparar para o futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as mudanças no mercado de trabalho.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação clara e objetiva do modelo.
  • Reflexão crítica sobre as mudanças no mercado de trabalho.

Ações do professor

  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese das ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o futuro do trabalho.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo para a turma.
  • Refletir sobre o aprendido na atividade.