Aula sobre Como Sera O Trabalho Do Futuro
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O trabalho é uma das principais atividades humanas, e ao longo da história, como as pessoas trabalham mudou significativamente. Com o avanço da tecnologia e a automação de muitas tarefas, é importante que os alunos entendam como será o trabalho do futuro. Nesta aula, os alunos vão explorar as mudanças no mercado de trabalho e refletir sobre como essas mudanças podem afetar suas vidas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
Etapa 1 - Antes da aula
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.Etapa 2 - Sala de Aula
Inicie a aula fazendo uma pergunta aos alunos: "Como vocês acham que será o trabalho do futuro?" Os alunos podem compartilhar suas ideias em pequenos grupos e depois compartilhar com a turma. Anote as ideias no quadro.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutirem as ideias apresentadas na aula. Forneça algumas perguntas para guiar a discussão, como "Quais são as principais mudanças no mercado de trabalho que o vídeo apresentou?" ou "Como essas mudanças podem afetar a economia dos espaços?"Etapa 4 - Criando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que os alunos usem essa ferramenta como uma forma de avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Forneça um modelo para os alunos, mostrando como preencher cada campo.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo apresentará seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Peça aos alunos compartilhem o que acharam da atividade e como ela ajudou a entender melhor o tema. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação e envolvimento de todos.Etapa 6 - Conclusão
Encerre fazendo uma síntese das ideias apresentadas pelos alunos reforçando a importância de entender as mudanças no mercado de trabalho para se preparar para o futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
- Estimular a reflexão crítica sobre as mudanças no mercado de trabalho.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva do modelo.
- Reflexão crítica sobre as mudanças no mercado de trabalho.
Ações do professor
- Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa de todos os alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma síntese das ideias apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o futuro do trabalho.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o modelo para a turma.
- Refletir sobre o aprendido na atividade.