Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os adjetivos possessivos são usados para indicar posse e pertencimento.

Por exemplo: "my" (meu/minha), "your" (seu/sua), "his" (dele), "her" (dela), "its" (dele/dela - para objetos ou animais) e "our" (nosso/nossa).

Nesta atividade, vamos explorar como usar corretamente esses adjetivos de uma maneira divertida e criativa, enquanto aplicamos a metodologia ativa Cultura Maker.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula fazendo perguntas sobre suas próprias posses, usando adjetivos possessivos em frases simples. Oriente os estudantes a prestarem atenção nas frases e a identificarem os adjetivos possessivos usados.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em pequenos grupos e terão que criar frases com diferentes adjetivos possessivos para compartilhar com toda a turma.

    Eles devem discutir em grupo sobre as diferentes formas de usar os adjetivos possessivos em frases.


  3. Etapa 3 - Criação do modelo

    Usando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos vão criar um modelo simples de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade que será realizada.

  4. Etapa 4 - Exploração de textos

    Forneça um texto curto para os alunos que contenha exemplos de adjetivos possessivos. Os alunos deverão identificar e destacar os adjetivos possessivos usados e discutir em grupo o significado da frase.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos usarão a Dinâmica dos 3 Qs que criaram na etapa 3 para avaliar a atividade, preenchendo os campos"Que bom", "Que pena" e "Que tal" com frases usando adjetivos possessivos que descrevem suas experiências e sentimentos sobre a aula.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Discuta brevemente a atividade e solicite que os alunos compartilhem sua experiência com a Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aprimorar a habilidade dos alunos em empregar adequadamente os adjetivos possessivos.
  • Ensinar aos alunos como aplicar a metodologia ativa Cultura Maker na aprendizagem de inglês.
  • Promover a colaboração em grupo e a comunicação oral em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Habilidade em utilizar os adjetivos possessivos de forma correta.
  • Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa em discussões em grupo e comunicação em inglês.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e propor discussões para os alunos.
  • Fornecer textos e exemplos práticos relevantes para a aula.
  • Orientar e facilitar os alunos nas criações do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos.
  • Incentivar a participação ativa e a comunicação em inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e compartilhar ideias.
  • Colaborar na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Usar adjetivos possessivos corretamente em suas frases.
  • Avaliar a atividade usando a Dinâmica dos 3 Qs e fornecer feedback.