Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
É fundamental compreender quando usá-los de maneira adequada para nos comunicarmos de forma clara e eficaz.
Para que os alunos entendam melhor o tema, traga exemplos do cotidiano, por exemplo:
"This is my son’s bike" (Esta é a bicicleta do meu filho).
Nesta aula, os alunos serão convidados a embarcar em uma jornada de Design Sprint para criar um modelo de atividades que os ajudarão a compreender como usar os adjetivos possessivos em Inglês. Eles trabalharão em equipe para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar essas ideias.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema e explique aos alunos o que são adjetivos possessivos, como eles funcionam e por que são importantes para a comunicação em Inglês.Etapa 2 - Design Sprint
Os alunos serão divididos em grupos e o professor explicará o que é a metodologia Design Sprint. O grupo definirá um problema relacionado ao uso de adjetivos possessivos e começará a trabalhar nas cinco etapas do Design Sprint: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Etapa 3 - Compreensão
Os grupos devem pesquisar e discutir exemplos de frases e textos que envolvam o uso de adjetivos possessivos em Inglês. Cada grupo será encarregado de compartilhar os exemplos que encontraram e explicar como o adjetivo possessivo está sendo usado nas frases.Etapa 4 - Criando o modelo
Baseado na compreensão profunda do uso de adjetivos possessivos em Inglês, cada grupo criará um modelo de atividades que ajudará os alunos a entender e praticar usando adequadamente os adjetivos possessivos.Etapa 5 - Compartilhar
Cada grupo apresentará seu modelo para toda a turma. Os alunos analisarão e fornecerão feedbacks sobre cada um dos modelos.Etapa 6 - Praticando
Os grupos se unirão e praticarão o uso de adjetivos possessivos nas atividades propostas em cada modelo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos no uso correto dos adjetivos possessivos e a compreensão deles sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em usar adequadamente os adjetivos possessivos em Inglês.
- Reforçar a importância da comunicação clara e eficaz.
- Promover a aprendizagem colaborativa em equipe.
- Desenvolver a compreensão e aplicação da metodologia Design Sprint.
- Aprimorar a capacidade dos alunos em resolver problemas e criar soluções criativas.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada de adjetivos possessivos em frases.
- Participação colaborativa na metodologia Design Sprint.
- Criação de um modelo efetivo.
- Compreensão do uso correto de adjetivos possessivos.
- Habilidade de aplicar o aprendizado para resolver problemas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar como os adjetivos possessivos são importantes para a comunicação em Inglês.
- Explicar a metodologia Design Sprint e orientar os alunos durante o processo.
- Ajudar os alunos a encontrar exemplos de frases e textos que usam adjetivos possessivos.
- Auxiliar os grupos na criação de seus modelos.
- Avaliar o desempenho dos alunos na aplicação de adjetivos possessivos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para desenvolver uma solução para o problema proposto.
- Pesquisar e compreender exemplos de frases e textos que usam adjetivos possessivos em Inglês.
- Criar um modelo efetivo que ajude os alunos a entender e praticar o uso adequado de adjetivos possessivos.
- Participar ativamente da apresentação dos modelos e fornecer feedback construtivo.
- Praticar o uso adequado dos adjetivos possessivos durante as atividades propostas pelos modelos.