Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os adjetivos possessivos são uma parte importante da gramática inglesa e são muito utilizados no cotidiano dos falantes da língua para indicar posse, ou seja, quem é o dono ou proprietário de algo. São muito comuns em conversas sobre familiares, amigos, posses pessoais e relacionamentos.
Nesta atividade, vamos aprender como usar os adjetivos possessivos em Inglês de modo inteligível e prático, usando a metodologia ativa Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Check-in e apresentação do tema
Durante essa etapa, faça uma breve revisão dos tópicos já estudados, como pronomes pessoais e verbos to be, e uma introdução aos adjetivos possessivos.Os alunos farão o check-in no modelo de registro de aprendizagem, indicando seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Etapa 2 - Exemplos práticos
Dê exemplos práticos de uso dos adjetivos possessivos em situações cotidianas: falar sobre a família, objetos pessoais, animais de estimação. Os alunos deverão anotar os exemplos no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Desenvolvimento do tema
Os alunos trabalharão em duplas ou trios, criando frases com os adjetivos possessivos, a partir dos exemplos práticos apresentados pelo professor.Durante essa etapa, circule pela sala, acompanhando e orientando os alunos.
Etapa 4 - Revisão em grupo
Ao final da etapa 3, faça uma revisão das frases criadas pelos alunos, verificando se estão corretas e adequadas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 5 - Produção individual
Cada aluno deverá escolher um objeto pessoal e escrever uma frase utilizando o adjetivo possessivo correspondente no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Check-out e aplicação no cotidiano
Os alunos farão o check-out no modelo de registro de aprendizagem, indicando o que aprenderam sobre os adjetivos possessivos.Professor, faça uma reflexão final com os alunos sobre como eles podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os adjetivos possessivos de forma inteligível.
- Proporcionar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio do Ensino Híbrido.
- Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos adjetivos possessivos.
- Clareza e objetividade na comunicação.
- Participação ativa nos momentos de produção individual e em grupo.
- Correção gramatical e ortográfica.
- Utilização do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Proporcionar momentos de reflexão e revisão das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Utilizar o modelo de registro de aprendizagem como ferramenta de acompanhamento.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.
- Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
- Demonstrar habilidade em empregar corretamente os adjetivos possessivos.
- Refletir sobre a aplicação do conhecimento adquirido no cotidiano.