Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os adjetivos possessivos são uma parte importante da gramática inglesa e são muito utilizados no cotidiano dos falantes da língua para indicar posse, ou seja, quem é o dono ou proprietário de algo. São muito comuns em conversas sobre familiares, amigos, posses pessoais e relacionamentos.

Nesta atividade, vamos aprender como usar os adjetivos possessivos em Inglês de modo inteligível e prático, usando a metodologia ativa Ensino Híbrido.


  1. Etapa 1 - Check-in e apresentação do tema

    Durante essa etapa, faça uma breve revisão dos tópicos já estudados, como pronomes pessoais e verbos to be, e uma introdução aos adjetivos possessivos.

    Os alunos farão o check-in no modelo de registro de aprendizagem, indicando seus conhecimentos prévios sobre o assunto.


  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Dê exemplos práticos de uso dos adjetivos possessivos em situações cotidianas: falar sobre a família, objetos pessoais, animais de estimação. Os alunos deverão anotar os exemplos no modelo de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do tema

    Os alunos trabalharão em duplas ou trios, criando frases com os adjetivos possessivos, a partir dos exemplos práticos apresentados pelo professor.

    Durante essa etapa, circule pela sala, acompanhando e orientando os alunos.


  4. Etapa 4 - Revisão em grupo

    Ao final da etapa 3, faça uma revisão das frases criadas pelos alunos, verificando se estão corretas e adequadas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Produção individual

    Cada aluno deverá escolher um objeto pessoal e escrever uma frase utilizando o adjetivo possessivo correspondente no modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out e aplicação no cotidiano

    Os alunos farão o check-out no modelo de registro de aprendizagem, indicando o que aprenderam sobre os adjetivos possessivos.

    Professor, faça uma reflexão final com os alunos sobre como eles podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os adjetivos possessivos de forma inteligível.
  • Proporcionar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio do Ensino Híbrido.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos adjetivos possessivos.
  • Clareza e objetividade na comunicação.
  • Participação ativa nos momentos de produção individual e em grupo.
  • Correção gramatical e ortográfica.
  • Utilização do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Proporcionar momentos de reflexão e revisão das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Utilizar o modelo de registro de aprendizagem como ferramenta de acompanhamento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Demonstrar habilidade em empregar corretamente os adjetivos possessivos.
  • Refletir sobre a aplicação do conhecimento adquirido no cotidiano.