Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nessa atividade, os alunos vão aprender como utilizar os adjetivos possessivos na língua inglesa de maneira inteligível. Os adjetivos possessivos são utilizados para indicar a posse ou pertencimento, como: "my, your, his, her, its, our, their".

A metodologia ativa da Gamificação tem o objetivo de tornar o aprendizado divertido e criativo para os alunos, por meio da criação de um jogo para ensinar os outros alunos sobre o tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique os conceitos básicos de adjetivos possessivos e como eles são utilizados na língua inglesa. Exemplos práticos devem ser incluídos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas, dando a cada grupo uma folha em branco para desenhar o esboço do seu jogo. Em seguida, explique as etapas da criação do jogo, bem como os campos que deverão ser preenchidos no mapa de registro.

  3. Etapa 3 - Criação do Jogo

    Os alunos deverão definir: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o Consumidor Final e informar por qual motivo seu jogo será engajador e será um sucesso?_

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Jogos

    Após a conclusão do jogo, cada grupo deverá apresentar o seu mapa de registro e explicar como o jogo funciona. Avalie e pontue cada jogo segundo os critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Jogo na prática

    Em seguida, os grupos deverão trocar seus jogos para jogar os jogos uns dos outros.

    Enquanto jogam, os alunos praticam os adjetivos possessivos e a gramática da língua inglesa.


  6. Etapa 6 - Finalização

    Encerre a aula pedindo aos alunos que escrevam em um pedaço de papel algo que aprenderam hoje. Este feedback é importante para que o você identifique se os alunos entenderam e absorveram o conhecimento passado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento criativo e o trabalho em grupo.
  • Promover o aprendizado colaborativo e a troca de conhecimento.
  • Desenvolver habilidades linguísticas em Inglês, especialmente os adjetivos possessivos.
  • Estimular o pensamento crítico na elaboração do jogo.
  • Tornar o aprendizado da gramática da língua inglesa mais divertido e dinâmico.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza e objetividade na definição do objetivo do jogo.
  • Inserção de desafios que levam à fixação do conteúdo.
  • Adequação dos adjetivos possessivos utilizados no jogo.
  • Dinamismo do jogo e envolvimento dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de adjetivos possessivos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Avaliar a elaboração do jogo e a participação dos alunos.
  • Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho e trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um jogo educativo.
  • Desenvolver um jogo que estimule a fixação do conteúdo.
  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
  • Jogar e avaliar os jogos criados pelos colegas.
  • Escrever um feedback sobre o que aprendeu durante a atividade.