Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
_Exemplos:_
_My book, her pencil, his backpack._
Solicite também que os alunos falem sobre itens pessoais em Inglês, para assim introduzir o uso dos adjetivos possessivos.
Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, onde os alunos irão trabalhar em grupo em diferentes atividades.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Como usar adjetivos possessivos em inglês", contextualizando o assunto e verificando se os alunos conhecem a importância do uso correto dos adjetivos possessivos.Etapa 2 - Organização dos grupos
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações.Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
_Estação 1: Jogo de Cartas_
Os alunos receberão cartas com imagens de objetos e deverão formular frases utilizando os adjetivos possessivos corretos.
_Estação 2: Memory Game_
Os alunos jogarão um jogo da memória com pares de imagens de objetos e suas descrições, que incluirão adjetivos possessivos.
_Estação 3: Vídeo e Discussão_
Os alunos assistirão a um vídeo explicando o uso dos adjetivos possessivos. Após, devem discutir em grupo e tirar dúvidas.
Etapa 3 - Rodízio entre as estações
O tempo de permanência em cada estação fica a critério do professor. Finalizado o tempo, os grupos trocam de estação. A atividade termina quando todos os grupos passarem pelas três estações.Etapa 4 - Síntese
Ao final, os alunos farão uma síntese do que foi aprendido em cada estação e apresentarão ao grupo.Etapa 5 - Tarefa de casa
Para casa, solicite que os alunos criem frases em Inglês utilizando adjetivos possessivos, por exemplo, descrevendo objetos que possuem em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
- Incentivar a prática oral do idioma Inglês.
- Fomentar a interação entre os alunos em atividades lúdicas.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos adjetivos possessivos.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Apresentação clara da síntese final.
Ações do professor
- Organizar as atividades em estações.
- Garantir o tempo de duração das atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Cooperar com seus colegas de grupo.
- Apresentar as sínteses de forma clara e concisa.