Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Para contextualizar os alunos sobre o tema "Como usar adjetivos possessivos em inglês", apresente situações do cotidiano onde é necessário usar adjetivos possessivos.

_Exemplos:_

_My book, her pencil, his backpack._

Solicite também que os alunos falem sobre itens pessoais em Inglês, para assim introduzir o uso dos adjetivos possessivos.

Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, onde os alunos irão trabalhar em grupo em diferentes atividades.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Como usar adjetivos possessivos em inglês", contextualizando o assunto e verificando se os alunos conhecem a importância do uso correto dos adjetivos possessivos.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações.

    Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    _Estação 1: Jogo de Cartas_

    Os alunos receberão cartas com imagens de objetos e deverão formular frases utilizando os adjetivos possessivos corretos.

    _Estação 2: Memory Game_

    Os alunos jogarão um jogo da memória com pares de imagens de objetos e suas descrições, que incluirão adjetivos possessivos.

    _Estação 3: Vídeo e Discussão_

    Os alunos assistirão a um vídeo explicando o uso dos adjetivos possessivos. Após, devem discutir em grupo e tirar dúvidas.


  3. Etapa 3 - Rodízio entre as estações

    O tempo de permanência em cada estação fica a critério do professor. Finalizado o tempo, os grupos trocam de estação. A atividade termina quando todos os grupos passarem pelas três estações.

  4. Etapa 4 - Síntese

    Ao final, os alunos farão uma síntese do que foi aprendido em cada estação e apresentarão ao grupo.

  5. Etapa 5 - Tarefa de casa

    Para casa, solicite que os alunos criem frases em Inglês utilizando adjetivos possessivos, por exemplo, descrevendo objetos que possuem em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
  • Incentivar a prática oral do idioma Inglês.
  • Fomentar a interação entre os alunos em atividades lúdicas.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos adjetivos possessivos.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Apresentação clara da síntese final.

Ações do professor

  • Organizar as atividades em estações.
  • Garantir o tempo de duração das atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com seus colegas de grupo.
  • Apresentar as sínteses de forma clara e concisa.