Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Para que essa aula seja mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão os protagonistas do próprio aprendizado, criando um mapa conceitual sobre adjetivos possessivos.
Etapa 1 -
Proponha aos alunos assistirem um vídeo sobre adjetivos possessivos em Inglês.Depois da exibição, peça que os alunos anotem as principais ideias e tirem dúvidas sobre o tema.
Etapa 2 -
Agora, divida a turma em grupos e entregue a cada grupo uma folha com as instruções para criar um mapa conceitual, tendo como ideia central os adjetivos possessivos.Peça que completem o mapa conceitual com informações e exemplos sobre o uso de adjetivos possessivos em Inglês.
É importante que os alunos tenham liberdade para desenvolver as sub-ideias, afinal, cada grupo pode ter experiências diferentes em relação ao tema.
Etapa 3 -
Depois que os grupos concluírem o mapa conceitual, peça que cada grupo apresente o seu trabalho para a turma. É importante que todos os alunos prestem atenção e tirem dúvidas durante as apresentações.Etapa 4 -
Por fim, proponha uma atividade de fixação. Distribua uma lista de frases em Inglês que contenham adjetivos possessivos e peça que os alunos identifiquem a pessoa possuidora (dona) em cada uma delas.
Intencionalidades pedagógicas
- Incentivar a autonomia dos alunos na construção do próprio conhecimento
- Desenvolver a habilidade oral e escrita em Inglês dos alunos
- Reforçar a importância da gramática para a compreensão e aplicação da língua inglesa
- Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos durante a construção do mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento na elaboração do mapa conceitual
- Clareza e objetividade na apresentação do trabalho em grupo
- Identificação correta dos adjetivos possessivos na atividade de fixação
- Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais de comunicação
- Participação ativa nas discussões sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar os estudantes na elaboração do mapa conceitual
- Proporcionar aos alunos diferentes recursos para o aprendizado, como vídeos, livros e a internet
- Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas
- Tirar dúvidas sobre o tema durante os momentos de discussão e apresentação
- Avaliar e dar feedbacks sobre os trabalhos realizados.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo indicado pelo professor e anotar as principais ideias
- Colaborar na elaboração do mapa conceitual e apresentá-lo para a turma
- Participar das discussões sobre os temas abordados
- Realizar a atividade de fixação proposta
- Buscar novos exemplos de adjetivos possessivos em inglês para ampliar o conhecimento sobre o assunto.