Aula sobre Como Usar Adjetivos Possessivos Em Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão aprender como usar adjetivos possessivos para descrever a posse de algo, em Inglês. É extremamente comum encontrarmos essa estrutura em situações do dia a dia, como em conversas, filmes e músicas em Inglês.

Para que essa aula seja mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão os protagonistas do próprio aprendizado, criando um mapa conceitual sobre adjetivos possessivos.


  1. Etapa 1 -

    Proponha aos alunos assistirem um vídeo sobre adjetivos possessivos em Inglês.

    Depois da exibição, peça que os alunos anotem as principais ideias e tirem dúvidas sobre o tema.


  2. Etapa 2 -

    Agora, divida a turma em grupos e entregue a cada grupo uma folha com as instruções para criar um mapa conceitual, tendo como ideia central os adjetivos possessivos.

    Peça que completem o mapa conceitual com informações e exemplos sobre o uso de adjetivos possessivos em Inglês.

    É importante que os alunos tenham liberdade para desenvolver as sub-ideias, afinal, cada grupo pode ter experiências diferentes em relação ao tema.


  3. Etapa 3 -

    Depois que os grupos concluírem o mapa conceitual, peça que cada grupo apresente o seu trabalho para a turma. É importante que todos os alunos prestem atenção e tirem dúvidas durante as apresentações.

  4. Etapa 4 -

    Por fim, proponha uma atividade de fixação. Distribua uma lista de frases em Inglês que contenham adjetivos possessivos e peça que os alunos identifiquem a pessoa possuidora (dona) em cada uma delas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a autonomia dos alunos na construção do próprio conhecimento
  • Desenvolver a habilidade oral e escrita em Inglês dos alunos
  • Reforçar a importância da gramática para a compreensão e aplicação da língua inglesa
  • Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos durante a construção do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento na elaboração do mapa conceitual
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho em grupo
  • Identificação correta dos adjetivos possessivos na atividade de fixação
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais de comunicação
  • Participação ativa nas discussões sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na elaboração do mapa conceitual
  • Proporcionar aos alunos diferentes recursos para o aprendizado, como vídeos, livros e a internet
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas
  • Tirar dúvidas sobre o tema durante os momentos de discussão e apresentação
  • Avaliar e dar feedbacks sobre os trabalhos realizados.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo indicado pelo professor e anotar as principais ideias
  • Colaborar na elaboração do mapa conceitual e apresentá-lo para a turma
  • Participar das discussões sobre os temas abordados
  • Realizar a atividade de fixação proposta
  • Buscar novos exemplos de adjetivos possessivos em inglês para ampliar o conhecimento sobre o assunto.