Aula sobre Como Usar Notacao Cientifica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que a notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é muito utilizada em áreas como a física, a química e a astronomia. Nesta aula, vamos aprender como usar a notação científica para representar números e efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de notação científica cite exemplos como: ‘O diâmetro da Terra é de aproximadamente 12.742 km. Em notação científica, isso seria representado como 1,2742 x 10^4 km’; ‘A massa do elétron é de aproximadamente 9,109 x 10^-31 kg’.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da notação científica. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para a rotação nas estações.Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre notação científica. É importante que cada grupo passe por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Teoria

    Em uma estação, os alunos recebem um texto explicativo sobre a notação científica e respondem a algumas questões sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Exemplos

    Em outra estação, os alunos resolvem exercícios práticos de representação de números em notação científica.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Cálculos

    Na terceira estação, os alunos resolvem exercícios de cálculos com potências de expoentes inteiros.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Dinâmica dos 3 Qs

    Na última estação, os alunos criam um _template_ da ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e as respostas das atividades de cada estação. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e responda às dúvidas dos alunos. Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos em resolver e elaborar problemas envolvendo notação científica.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo notação científica.
  • Capacidade de criar problemas envolvendo notação científica.
  • Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação da ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o conceito de notação científica.
  • Orientar os alunos durante as estações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Resolver problemas envolvendo notação científica.
  • Criar problemas envolvendo notação científica.
  • Participar e colaborar nas atividades propostas.