Aula sobre Como Usar Notacao Cientifica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Mostre exemplos práticos, como a distância entre planetas, o tamanho de células e moléculas, entre outros.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare uma lista de exercícios sobre notação científica para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios devem ser entregues aos alunos com antecedência para que eles possam se preparar para a aula.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Na aula, os alunos devem apresentar os resultados dos exercícios que fizeram em casa. Tire dúvidas e explique os conceitos que ainda não foram compreendidos pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Explique aos alunos o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e conceitos. Em seguida, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre notação científica, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma. Incentive a participação de todos e tirar dúvidas que surgirem durante a discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a notação científica é utilizada em diversas áreas, como na física, química, biologia, entre outras. Os alunos devem discutir em grupo de 3 a 5 alunos como esses exemplos estão relacionados com os conceitos apresentados no mapa conceitual.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas envolvendo notação científica nos grupos. Acompanhe o trabalho dos alunos e tire dúvidas que surgirem durante a resolução dos problemas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos por meio da criação de mapas conceituais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula por meio da discussão em grupo e resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Capacidade dos alunos em criar e apresentar mapas conceituais sobre notação científica.
  • Desempenho dos alunos na resolução de problemas envolvendo notação científica.

Ações do professor

  • Preparar uma lista de exercícios sobre notação científica para os alunos resolverem em casa.
  • Explicar o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e conceitos.
  • Apresentar exemplos práticos de como a notação científica é utilizada em diversas áreas.
  • Acompanhar o trabalho dos alunos durante a resolução de problemas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Resolver os exercícios sobre notação científica em casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre notação científica.
  • Discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma.
  • Resolver problemas envolvendo notação científica em grupo.
  • Avaliar a aula e dar feedbacks ao professor.