Aula sobre Como Usar Os Pronomes Relativos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Inicie a aula com uma breve contextualização sobre o assunto, explicando o que são pronomes relativos e qual é a sua função em um texto.
Etapa 1 - Problematização
Apresente uma situação-problema que envolva o uso de pronomes relativos, como um trecho de texto em que haja confusão entre os pronomes “que” e “quem”.Etapa 2 - Pesquisa
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo pesquise exemplos de pronomes relativos e suas funções em um texto.Etapa 3 - Compartilhamento
Cada grupo deve apresentar os exemplos encontrados para a turma e estimular a discussão sobre o assunto.Etapa 4 - Criação do template
Após a discussão, proponha que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Produção textual
Peça para que os alunos produzam um texto utilizando os pronomes relativos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie as produções dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar pronomes relativos em um texto;
- Estimular a criatividade dos alunos na produção textual;
- Desenvolver a capacidade de avaliar a própria produção textual.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos pronomes relativos;
- Coerência e coesão textual;
- Utilização adequada do template Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto;
- Problematizar a situação;
- Estimular a pesquisa e o compartilhamento de ideias;
- Acompanhar a produção textual dos alunos;
- Avaliar a atividade de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos de pronomes relativos;
- Discutir o assunto em grupo;
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Produzir um texto utilizando os pronomes relativos.