Aula sobre Como Usar Os Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula com uma breve contextualização sobre o assunto, explicando o que são pronomes relativos e qual é a sua função em um texto.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente uma situação-problema que envolva o uso de pronomes relativos, como um trecho de texto em que haja confusão entre os pronomes “que” e “quem”.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo pesquise exemplos de pronomes relativos e suas funções em um texto.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Cada grupo deve apresentar os exemplos encontrados para a turma e estimular a discussão sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Após a discussão, proponha que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Peça para que os alunos produzam um texto utilizando os pronomes relativos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie as produções dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar pronomes relativos em um texto;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção textual;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar a própria produção textual.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes relativos;
  • Coerência e coesão textual;
  • Utilização adequada do template Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto;
  • Problematizar a situação;
  • Estimular a pesquisa e o compartilhamento de ideias;
  • Acompanhar a produção textual dos alunos;
  • Avaliar a atividade de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de pronomes relativos;
  • Discutir o assunto em grupo;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Produzir um texto utilizando os pronomes relativos.