Aula sobre Como Usar Os Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Faça uma revisão das classes gramaticais destacando o uso dos pronomes em geral. Em seguida, foque nos pronomes relativos e explique sua função dentro da oração.

  1. Etapa 1 - Exemplos práticos

    Utilize exemplos de frases do cotidiano dos alunos que contenham pronomes relativos.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Divida a turma em grupos e proponha que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deve escolher um tópico central e, a partir dele, desenvolver 8 subtópicos, com 2 níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Depois que cada grupo tiver concluído seu mapa conceitual, os alunos podem apresentá-los para a turma, destacando os pontos mais importantes de cada subtópico.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas, conduza uma discussão em grupo para que os alunos possam trocar ideias e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Para finalizar a aula, peça aos alunos que produzam um texto utilizando pronomes relativos, com base na ideia central escolhida pelo grupo.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação dos mapas conceituais, na apresentação e na discussão em grupo, assim como a qualidade do texto produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar pronomes relativos dentro das orações;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Promover o interesse dos alunos pelo aprendizado da língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação dos mapas conceituais;
  • Qualidade da apresentação e da discussão em grupo;
  • Qualidade do texto produzido.

Ações do professor

  • Explicar os pronomes relativos e fazer a revisão das classes gramaticais;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Conduzir a discussão em grupo e avaliar a qualidade das apresentações e do texto produzido.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação dos mapas conceituais;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma;
  • Participar da discussão em grupo e produzir um texto utilizando pronomes relativos.