Aula sobre Como Usar Os Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Mostre aos alunos a importância do uso correto dos pronomes relativos na construção de textos coesos e coerentes e exemplifique o uso dos pronomes relativos em diferentes tipos de textos.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Oriente os alunos a criarem um mapa de empatia com base em uma situação fictícia que envolva o uso dos pronomes relativos. Os campos devem ser preenchidos de acordo com a perspectiva da personagem da situação.

  2. Etapa 2 - Leitura de Textos

    Selecione diferentes textos que contenham o uso de pronomes relativos, como trechos de livro, notícia, música, entre outros. Divida os alunos em grupos e distribua um texto para cada grupo. Solicite aos alunos que identifiquem e destaquem os pronomes relativos presentes no texto.

  3. Etapa 3 - Produção de Textos

    Cada grupo deve produzir um texto que contenha o uso correto dos pronomes relativos. Oriente e auxilie os alunos durante a produção dos textos.

  4. Etapa 4 - Revisão

    Cada grupo deve revisar um texto produzido por outro grupo, identificando e corrigindo erros no uso dos pronomes relativos.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos devem apresentar seus textos para a turma destacando o uso correto dos pronomes relativos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a produção textual de cada grupo conforme os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o uso correto dos pronomes relativos em textos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual;
  • Desenvolver habilidades de revisão e correção de textos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos pronomes relativos;
  • Coesão e coerência do texto;
  • Criatividade e originalidade.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante a realização das atividades;
  • Selecionar textos adequados para a atividade;
  • Avaliar a produção textual dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar e destacar os pronomes relativos nos textos selecionados;
  • Produzir um texto que contenha o uso correto dos pronomes relativos;
  • Revisar e corrigir erros no texto de outro grupo.