Aula sobre Como Usar Os Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Explique que os pronomes relativos são usados para substituir um termo anterior e estabelecer uma relação de subordinação entre as orações. Dê exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o uso desses pronomes.

  1. Etapa 1 - Apresentação da proposta

    Após falar sobre os pronomes relativos, diga aos alunos que eles deverão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição do tema e dos subtópicos

    Cada grupo deve escolher um tema relacionado aos pronomes relativos e definir os subtópicos que serão abordados no jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os alunos devem criar um tabuleiro com 51 casas e definir as ações que serão realizadas em cada casa. É importante que o jogo tenha perguntas e ações relacionadas ao tema e aos subtópicos escolhidos.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards

    Os alunos devem criar os cards com as perguntas e ações que serão usadas no jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo deve testar o jogo com os colegas e fazer os ajustes necessários.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Ao final da aula, cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma e explicar como ele funciona.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Reforçar o aprendizado dos pronomes relativos e sua utilização nas orações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo;
  • Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo;
  • Clareza e objetividade das regras do jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos;
  • Avaliar o trabalho dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o jogo;
  • Criar perguntas e ações relacionadas aos pronomes relativos;
  • Testar o jogo e fazer os ajustes necessários.