Aula sobre Como Usar Os Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula com uma breve explicação sobre pronomes relativos e apresente exemplos de situações em que o uso correto dos pronomes relativos é fundamental, como elaboração de redações, produção de textos acadêmicos ou científicos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação dos pronomes relativos

    Em um quadro, apresente os pronomes relativos mais comuns (que, quem, onde, o qual, a qual, os quais, as quais) e explique suas funções e usos. Em seguida, proponha um exercício em que os alunos devem selecionar o pronome relativo correto para completar frases.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Peça aos alunos que tragam textos de revistas, jornais ou livros que contenham pronomes relativos para compartilhar com a turma. Em seguida, proponha uma atividade em que eles devem identificar os pronomes relativos e explicar sua função na construção do texto.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Divida a turma em grupos e distribua um template de Dinâmica dos 3 Qs para cada aluno. Explique que esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade. Os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” deverão ser preenchidos pelos alunos ao final da atividade, indicando o que eles consideraram positivo e negativo e trazendo sugestões de melhoria.

  4. Etapa 4 - Sala de aula invertida

    Solicite aos alunos que pesquisem sobre o assunto em casa e que tragam para a próxima aula exemplos de frases que contenham pronomes relativos. Eles devem apresentar seus exemplos para a turma e explicar por que escolheram essas frases.

  5. Etapa 5 - Correção de exercícios

    Na aula seguinte, corrija os exercícios propostos anteriormente e esclareça as dúvidas que surgirem. Em seguida, proponha um exercício em que os alunos devem elaborar frases que contenham pronomes relativos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final da aula, peça aos alunos que preencham o template de Dinâmica dos 3 Qs, indicando o que acharam da atividade e sugerindo possíveis melhorias. Utilize essas informações para aprimorar sua prática pedagógica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e utilizar corretamente os pronomes relativos na construção de textos;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Promover a reflexão crítica sobre a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação e utilização correta dos pronomes relativos;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Reflexão crítica sobre a própria aprendizagem.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos;
  • Propor exercícios e atividades em grupo;
  • Utilizar a dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Pesquisar sobre o assunto em casa;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.