Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os alunos do ensino fundamental, geralmente, já possuem um conhecimento básico em inglês. Porém, muitos ainda enfrentam dificuldades em construir um repertório lexical. Uma das ferramentas que pode auxiliar nesse processo é o dicionário bilíngue. Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em como utilizar essa ferramenta de maneira eficiente para expandir o vocabulário. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Isso significa que os próprios alunos terão a oportunidade de avaliar e ajudar no processo de aprendizagem uns dos outros.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, questionando os alunos sobre o uso do dicionário bilíngue. Explique o que é um dicionário bilíngue e a sua organização. Você pode utilizar imagens e/ou exemplos de dicionários bilíngues para tornar a fala mais visual e ativa.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos, com no máximo 5 alunos em cada. Você pode optar por fazer a divisão dos grupos segundo a quantidade de dicionários disponíveis.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Com a ajuda do professor, cada grupo deve criar um template de avaliação com base nos critérios de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Busca de palavras
Cada grupo deve buscar no dicionário bilíngue 5 palavras que não conhecem e escrevê-las em um papel. Você pode estipular um tempo para essa tarefa e incentivar a participação de todos os membros do grupo.Etapa 5 - Preparação para a apresentação
Cada grupo deve se reunir para discutir as palavras encontradas e preparar uma apresentação para o restante da turma. Você pode estipular que os grupos construam frases com as palavras encontradas.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar as palavras buscadas e justificar a escolha delas para a turma. Os demais grupos devem utilizar o template de avaliação para avaliar a apresentação do grupo anterior. Incentive os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as apresentações, para tornar o processo mais dinâmico e interativo.Etapa 7 - Conclusão
Para finalizar, você pode fazer uma síntese do que foi aprendido e/ou pedir para os alunos fazerem uma autoavaliação do seu desempenho durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade dos alunos em reconhecer a organização de um dicionário bilíngue para construir repertório lexical.
- Promover a interação entre os alunos por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Estimular a habilidade de comunicação e argumentação dos alunos na língua inglesa.
- Fomentar a autoavaliação e a avaliação pelos colegas para melhorar o desempenho na atividade.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo durante a atividade.
- Construção dos argumentos apresentados na apresentação.
- Qualidade da comunicação durante a apresentação.
- Desempenho geral do grupo durante a atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Orientar a criação do template de avaliação pelos grupos.
- Estipular limites de tempo para cada etapa e monitorar o tempo gasto pelos alunos.
- Fazer perguntas e comentários que estimulem a discussão e o debate durante a atividade dos grupos.
- Conduzir a síntese e/ou roda de conversa para finalizar a aula.
Ações do aluno
- Buscar no dicionário bilíngue palavras que não conhecem.
- Discutir em grupo as palavras encontradas e preparar a apresentação.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos utilizando o template de avaliação.
- Fazer uma autoavaliação do seu desempenho durante a atividade.
- Participar ativamente das discussões e debates durante a aula.