Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os dicionários bilíngues são ferramentas importantes para o desenvolvimento da habilidade em inglês, pois ajudam os estudantes a entender o significado das palavras e a construir seu repertório lexical. Saber usar um dicionário bilíngue é fundamental para o aprendizado efetivo do idioma e permite que sejam capazes de se comunicar com mais clareza e precisão. Nesta atividade, os alunos vão conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir seu repertório lexical.
Etapa 1 - Introdução e objetivos
Explique aos alunos que eles irão aprender como usar um dicionário bilíngue e fale sobre os objetivos da atividade.Etapa 2 - Entender
Explique como é organizado um dicionário bilíngue e mostre exemplos da organização. Os alunos poderão fazer questionamentos e expressar suas dúvidas.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos farão um esboço do que foi aprendido sobre a organização do dicionário bilíngue em suas cadernetas ou no quadro. Você pode pedir que alguns alunos compartilhem seus esboços em voz alta.Etapa 4 - Decidir
Em grupos de três ou quatro pessoas, os alunos discutirão as vantagens e desvantagens de usar um dicionário bilíngue impresso e/ou on-line e chegarão a uma conclusão.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos criarão um protótipo de uma página de um dicionário bilíngue, mostrando a organização e os diferentes elementos que eles identificaram nos dicionários que examinaram. Eles poderão usar papel, lápis e outros materiais para criar a página.Etapa 6 - Testar
Cada grupo apresentará sua página de dicionário aos outros grupos, explicando a organização e os diferentes elementos. Você poderá avaliar as apresentações e fornecer feedback sobre as páginas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos pontos principais abordados e reforce a importância de saber usar um dicionário bilíngue.
Intencionalidades pedagógicas
- Aprender a usar um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line).
- Entender a organização do dicionário bilíngue.
- Compreender as vantagens e desvantagens de usar um dicionário bilíngue.
Critérios de avaliação
- Participação ativa do aluno nas atividades em grupo.
- Qualidade da página do dicionário bilíngue prototipada pelo grupo.
- Compreensão das vantagens e desvantagens do uso do dicionário bilíngue.
Ações do professor
- Fornecer uma introdução clara e objetiva para a aula.
- Supervisionar as atividades em grupo e oferecer suporte.
- Fornecer feedback construtivo sobre as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente nas atividades em grupo.
- Criar uma página de dicionário bilíngue prototipada de alta qualidade.
- Compreender as vantagens e desvantagens do uso do dicionário bilíngue.