Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os dicionários bilíngues são ferramentas importantes para o desenvolvimento da habilidade em inglês, pois ajudam os estudantes a entender o significado das palavras e a construir seu repertório lexical. Saber usar um dicionário bilíngue é fundamental para o aprendizado efetivo do idioma e permite que sejam capazes de se comunicar com mais clareza e precisão. Nesta atividade, os alunos vão conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir seu repertório lexical.

  1. Etapa 1 - Introdução e objetivos

    Explique aos alunos que eles irão aprender como usar um dicionário bilíngue e fale sobre os objetivos da atividade.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique como é organizado um dicionário bilíngue e mostre exemplos da organização. Os alunos poderão fazer questionamentos e expressar suas dúvidas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos farão um esboço do que foi aprendido sobre a organização do dicionário bilíngue em suas cadernetas ou no quadro. Você pode pedir que alguns alunos compartilhem seus esboços em voz alta.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Em grupos de três ou quatro pessoas, os alunos discutirão as vantagens e desvantagens de usar um dicionário bilíngue impresso e/ou on-line e chegarão a uma conclusão.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos criarão um protótipo de uma página de um dicionário bilíngue, mostrando a organização e os diferentes elementos que eles identificaram nos dicionários que examinaram. Eles poderão usar papel, lápis e outros materiais para criar a página.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo apresentará sua página de dicionário aos outros grupos, explicando a organização e os diferentes elementos. Você poderá avaliar as apresentações e fornecer feedback sobre as páginas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos pontos principais abordados e reforce a importância de saber usar um dicionário bilíngue.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aprender a usar um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line).
  • Entender a organização do dicionário bilíngue.
  • Compreender as vantagens e desvantagens de usar um dicionário bilíngue.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa do aluno nas atividades em grupo.
  • Qualidade da página do dicionário bilíngue prototipada pelo grupo.
  • Compreensão das vantagens e desvantagens do uso do dicionário bilíngue.

Ações do professor

  • Fornecer uma introdução clara e objetiva para a aula.
  • Supervisionar as atividades em grupo e oferecer suporte.
  • Fornecer feedback construtivo sobre as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades em grupo.
  • Criar uma página de dicionário bilíngue prototipada de alta qualidade.
  • Compreender as vantagens e desvantagens do uso do dicionário bilíngue.