Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O dicionário bilíngue é uma ferramenta importante para aprender inglês e expandir o vocabulário. Ele pode ser encontrado em versão impressa ou online. É importante ter familiaridade com a organização do dicionário para encontrar palavras e compreender seus significados. Nesta atividade, os alunos irão aprender como usar um dicionário bilíngue de forma eficiente para construir seu repertório lexical.

  1. Etapa 1 - Mapa de empatia

    Apresente a metodologia Design Thinking e explique como funciona o mapa de empatia. Os alunos devem criar um mapa sobre uma pessoa usando um dicionário, contemplando as seguintes áreas: "O que eles pensam e sentem?", "O que eles escutam?", "O que eles falam e fazem?", "O que eles veem?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Apresentação do dicionário bilíngue

    Apresente o dicionário bilíngue para os alunos, explicando como ele é organizado e como funciona.

  3. Etapa 3 - Exemplo prático 1 - Encontrando palavras

    Mostre um exemplo prático de como encontrar uma palavra no dicionário. Os alunos devem praticar a busca por uma palavra.

  4. Etapa 4 - Exemplo prático 2 - Significados

    Mostre um exemplo prático de como encontrar o significado de uma palavra no dicionário. Os alunos devem praticar a busca pelo significado de uma palavra.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático 3 - Pronúncia

    Dê um exemplo prático de como encontrar a pronúncia de uma palavra no dicionário. Os alunos devem praticar a busca pela pronúncia de uma palavra.

  6. Etapa 6 - Jogo

    Os alunos devem utilizar o dicionário bilíngue para jogar um jogo de palavras, buscando significados, pronúncias e encontrando palavras específicas, em duplas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a compreensão dos alunos sobre o uso do dicionário e como ele pode ser utilizado para construir seu repertório lexical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o dicionário bilíngue para construir seu repertório lexical.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos através do mapa de empatia.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e interativo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em utilizar o dicionário bilíngue de forma eficiente.
  • Participação e engajamento dos alunos durante as atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância do dicionário bilíngue para o aprendizado da língua inglesa.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Thinking e o mapa de empatia.
  • Explicar como funciona o dicionário bilíngue e como ele pode ser utilizado.
  • Proporcionar exemplos práticos de como encontrar palavras, significados e pronúncias no dicionário.
  • Disponibilizar jogos e atividades lúdicas para os alunos.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o uso do dicionário bilíngue.
  • Praticar a busca de palavras, significados e pronúncias no dicionário.
  • Participar do jogo de palavras em duplas.
  • Compreender a importância do dicionário bilíngue para o aprendizado da língua inglesa.
  • Demonstrar interesse e engajamento nas atividades propostas.